Araruna-PB, Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017
Publicidade
Curiosidades
19 de Novembro de 2013 ás 10:13h
Radialista cego conquista recorde com coletânea de datas comemorativas

Com 12.793 registros de dias especiais celebrados pelo mundo, locutor de Américo Brasiliense (SP) é o novo recordista do RankBrasil

 

Antônio Cézar Ribeiro entra para o RankBrasil em 2013 com a Maior coletânea de datas comemorativas do país. O recordista de 48 anos possui um site para divulgar o acervo de 12.793 registros de dias especiais celebrados pelo mundo.

 

O Diasde.com conta ainda com 9.861 santos do dia, 5.729 comemorações de cidades, 10.645 fatos históricos, 5.356 mortes marcantes e 10.400 nascimentos importantes. No entanto, estes números referentes ao mês de novembro devem aumentar, já que o site é atualizado diariamente.

 

Em 2008, quando trabalhava com telemensagens, ele começou a procurar por datas para oferecer serviços aos clientes. No mesmo ano, decidiu montar o website.

 

Foi com alegria que Cézar recebeu o título do RankBrasil. “O recorde nacional é algo grandioso porque se trata de um trabalho que gosto e é muito importante pra mim. Se pudesse e tivesse condições trabalharia apenas com isso”.

 

Deficiência e rotina

Cego desde que nasceu, trabalha como locutor autônomo e mora em Américo Brasiliense (SP). A pesquisa de datas é realizada durante as horas vagas e Cézar faz quase tudo sozinho por telefone ou internet. “Conto com a ajuda de alguns amigos. Recebo também ajuda de funcionários de Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores”.

 

Mesmo sem visão, o site foi praticamente todo feito por ele. Ao todo, são 54.784 registros catalogados e publicados. Destes, cerca de 90% possuem explicação e citam as fontes consultadas para obter as informações sobre o dia. Assim, além da comemoração é possível saber o motivo da celebração, porque ela foi instituída e por quem.

 

De acordo com o recordista, o prazer está na pesquisa. “Isso que é o gostoso. Pesquisar e procurar saber o porquê e quem definiu a data. Algumas são tão difíceis de descobrir, que já levei até quinze dias procurando. Fico quebrando a cabeça”.  

 

Segundo ele, adicionar a justificativa é essencial e a falta das referências faz com que muitos erros sejam cometidos. Quando não encontra a explicação de determinado registro, Cézar adiciona como observação em sua página: ‘não confirmado’.

 

Recordista anterior doa coleção para site

O acervo que já é grande deve ficar ainda maior. Isso porque Antônio Cézar recebeu uma doação do antigo recordista do RankBrasil, o empresário Franklin Lopes de Freitas, de Belo Horizonte (MG).

 

Em 2009, o mineiro conquistou o recorde por meio de uma agenda, com 3.999 datas comemorativas, 3.170 santos do dia, 1.483 datas festivas, 365 anjos protetores, 365 datas especiais para aniversário, 365 curiosidades e calendário de bodas. Agora, este material foi entregue a Cézar. 

 

São aproximadamente 200 kg de papéis, entre recortes e anotações doados por Lopes. Pela falta de visão, Cézar precisará da ajuda de amigos para trabalhar com o material.

 

Curiosidades

Algumas datas comemorativas registradas no site são muito peculiares. O ‘Dia de sair do armário’, comemorado em 11 de outubro, por exemplo. Também o ‘Dia da amante’, em 22 de setembro ou até mesmo e porque não, o ‘Dia de ter um dia ruim’: ‘Have a bad day day’, comemorado pelos norte-americanos em 19 de novembro.

 

Datas engraçadas, irônicas e muitas outras sérias que relembram fatos e marcos históricos do país são encontradas na coletânea do recordista, nascido em Herval d´Oeste (SC).

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por: Ranking Brasil
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.