Araruna-PB, Sábado, 22 de Julho de 2017
Publicidade
Religiosidade
08 de Dezembro de 2016 ás 08:57h
Dia tem eventos para Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá em JP; veja programação

Católicos e adeptos a religiões de matriz africana celebram, nesta quinta-feira (8), o dia de Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, respectivamente. Em João Pessoa, haverá eventos organizados pelos grupos religiosos. O Portal Correio traz detalhes das duas programações.

As celebrações cristãs começam às 7h, com concentração de fiéis no Adro da igreja de São Frei Pedro Gonçalves (ao lado do Hotel Globo). Todos vão sair em procissão com o andor com a imagem da Santa até o trapiche do Porto do Capim. Em seguida, a procissão segue pelo Rio Sanhauá até a Ilha da Santa, onde o padre Antônio Maria Guerin celebrará missa.

Já na Igreja Matriz, haverá ofício de Nossa Senhora às 8h; terço Mariano às 8h30 e missa celebrada às 9h pelo padre Alexandre Magno Jardim. Às 16h, uma procissão sairá da igreja, passando pelas ruas São Miguel, Cruz Cordeiro, Alice Caldas, Rua da República e Visconde de Itaparica. Após o retorno para a Matriz, haverá missa com participada de todas as comunidades, pastorais, movimentos e serviços da paróquia.

As procissões vão receber apoio de equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, que auxiliarão na organização do trânsito.  

Cultos africanos

Adeptos de religiões de matrizes africanas homenageiam Iemanjá a partir das 16h, quando haverá caminhada do Palácio Xangô Alafim, em Cruz das Armas, ao Busto de Tamandaré. Na praia, haverá apresentação do grupo Afroxe Yelê Awá, das 18h às 19h. Em seguida, a presidente da Federação dos Cultos Africanos, Penha de Iemanjá, abrirá oficialmente o evento. A partir das 19h30, templos religiosos prestarão homenagens à ‘Rainha do Mar’. Às 20h, haverá queima de fogos em homenagem à orixá. Às 20h50, dois ‘anjos’ vão coroar Iemanjá. 

A Semob vai disponibilizar seis motociclistas e uma viatura com quatro agentes de mobilidade para acompanhar todo o trajeto do cortejo. Durante o percurso, os agentes da Semob vão bloquear o tráfego transversal para a passagem da procissão apenas quando os fiéis estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado logo após a passagem. Durante o cortejo, parte da via (meia pista) será isolada, ficando a outra liberada para o tráfego de veículos que deverão circular em velocidade reduzida ao se aproximarem dos devotos.

O final da Avenida Epitácio Pessoa, encontro com a Rua Antonio Lira (Banco do Brasil), será bloqueado para o tráfego de veículos, a partir das 18h, para a chegada da procissão ao Busto de Tamandaré, onde os religiosos entregam oferendas à Iemanjá. O acesso a Tambaú vai ser pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, já o acesso ao Cabo Branco será feito pela Rua Antonio Lira.

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por: Portalcorreio
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.