Araruna-PB, Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
Publicidade
Mundo
15 de Abril de 2017 ás 09:50h
Dia Internacional do Café: Bebida é uma das mais consumidas do mundo e faz bem para a saúde
Ao leite, com chocolate, expresso, tradicional, suave. Não importa a variação ou a combinação, o café é uma paixão nacional. E não só no Brasil, tanto que há um dia dedicado à bebida em todo mundo. O Dia Internacional do Café, 14 de abril, celebra uma das bebidas mais consumidas no planeta.

Além de saboroso, o café também faz bem à saúde. No grão, há centenas de substâncias benéficas e, se consumido moderadamente, é um grande aliado, previne algumas doenças e pode até retardar o envelhecimento de células, já que tem propriedades antioxidantes.

A cafeína estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome. Estudos recentes demonstram que o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Ao contrário, pode ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson. Também contém substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres, diminuindo em até 28% o risco de diabetes tipo 2 e reduzindo o colesterol. Auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns casos de câncer, como o de cólon e de reto.

"O consumo varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se um consumo de três a quatro xícaras por dia de café, o que representa cerca de 500 mg de cafeína. Essa quantidade estimula a concentração, a memória e o aprendizado", explica Paula Viana, nutricionista do Hapvida Saúde, que recomenda também que as pessoas evitem o exagero na hora de adoçar o café.

Opções variadas e crescimento da oferta: No calor do Nordeste, a bebida também pode ser apreciada de forma gelada e refrescante. Quem indica é a consultora de cafés do Pão de Açúcar, Eliana Relvas. “O café pode ser congelado e posteriormente batido com gelo, leite, açúcar e chocolate, ou algumas combinações de sucos de frutas, como laranja, ou até mesmo creme de leite”. Esse jeito de consumir a bebida é bastante conhecido em países como os Estados Unidos e a Europa.

Já a rede McDonald’s incluiu no cardápio opções como o Café Premium, Café com Leite e Cappuccino, produzidos com 100% de grãos do tipo arábico, considerado um dos mais nobres do mundo. Além de acompanhar as opções de café da manhã, as bebidas com café estão disponíveis durante todo o dia nos restaurantes da rede.

Curiosidades do Café

· O café é considerado um termogênico natural.

· Quando consumido em doses corretas, aumenta a capacidade de concentração.

· A cafeína, nas quantidades ideais, também evita a depressão e o mau humor.

Assessoria 
 

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por:
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.