Araruna-PB, Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017
Publicidade
Paraíba
18 de Abril de 2017 ás 19:17h
Governo anuncia ações para indígenas na Baía da Traição

O Governo do Estado participa das comemorações do Dia do Índio, a partir das 9h, desta quarta-feira (19), na Okakaraíba, terreiro sagrado da Aldeia São Francisco, no município de Baia da Traição. Na ocasião, o Governo distribuirá sementes e alevinos e divulgará ações na área da Educação, como a continuidade do PBVest, cursinho para Enem voltado para indígenas, além de entrega de bibliotecas, laboratórios e kits para alunos.

O anúncio de ações intersetoriais para a população indígena integra parte da programação da Semana Indígena promovida pelo Governo do Estado, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. A Paraíba tem uma população de 22 mil índios da etnia Potiguara e Tabajara divididos nos municípios de Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto e Conde.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que as ações são intersetoriais e envolvem, por exemplo, a Educação, que continuará com o curso pré-vestibular para indígena, o PB-Vest na Escola Estadual Pedro Potí, dentro da Aldeia São Francisco. Serão atendidos mais 362 estudantes indígenas matriculados no 3º ano do Ensino Médio.

Também será assinado o decreto de Criação do Conselho Estadual de Educação Indígena, atendendo à demanda da Conferência das comunidades educativas dos povos Potiguara e Tabajara da Paraíba (Coneei).

Na área de educação, serão entregues oito bibliotecas móveis, cada uma com 75 títulos, num total de 300 obras; jogos pedagógicos para todas as turmas das séries iniciais em 10 escolas indígenas, três laboratórios de Ciências e três de informática, 200 bicicletas e kit escolares para todos os níveis de ensino. O Governo vem apoiando projetos de pesca e agricultura nas áreas indígenas nos últimos cinco anos e entregará sementes de milho e feijão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).


Secom

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por:
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.