Araruna-PB, Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2017
Publicidade
Mundo digital
17 de Maio de 2017 ás 10:06h
NA PB, INCLUSÃO DIGITAL AINDA É UM GRANDE DESAFIO; ATUALMENTE 1,7 MI ACESSAM A INTERNET

Na Paraíba, 1.738 milhões de pessoas de 10 anos ou mais acessa a internet. O número de casas com computadores e banda larga de conexão aumentou, de 2013 a 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, Dia Mundial da Internet, a inclusão digital ainda é um desafio no Estado, a exemplo do que ocorre no restante do País.

Segundo o último levantamento sobre acesso à Tecnologia da Informação, divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada no fim do ano passado pelo IBGE, o total de pessoas que até 2015 tinham acesso à internet na Paraíba correspondia a 43,4% da população residente no Estado.

“A Paraíba está no mesmo patamar da realidade do restante do Nordeste. Nem metade da população tem acesso à internet e alguns desses acessos são muito precários. Na maioria das cidades mesmo a conexão 3G não funciona, além disso, a franquia de dados ainda tem o custo alto, em se tratando do acesso por dispositivos móveis”, explicou o presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital (Anid) e conselheiro do Comitê Gestor de Internet no Brasil, Percival Henriques.

Ele lembrou ainda que não é somente garantir o acesso à rede mundial de computadores, mas também educar os usuários para a inclusão digital de fato. Para o presidente da Anid, estar conectado é bem mais do que ter uma conta em uma rede social, mas alcançar possibilidades de melhorar o conhecimento na área profissional e educacional, por exemplo.

“A internet tem mudado as noções de tempo, distância, emprego, estudos. As pessoas que não têm acesso à internet podem perder oportunidades de trabalho. Cada vez mais, os empregos mais valorizados exigem conhecimento tecnológico e digital e essas pessoas ficam alheias a isso”, disse Percival Henriques.

ACESSO POR CELULAR CRESCE MAIS DE 100%

O percentual de domicílios com usuários que acessavam a internet via aparelho celular passou de 290 mil, em 2013, para 625 mil, em 2015. O aumento de 116% pode estar relacionado ao custo mais baixo dos equipamentos em relação ao microcomputador, na opinião do supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, Jorge Alves.

“Caiu a população que só acessava a internet pelo computador em mais de 70%, de 2013 a 2015 [na Paraíba]. Isso é por conta da facilidade de compra do aparelho celular e da rotina das pessoas, que não passam muito tempo em casa para usar o computador. Isso mostra que o uso da internet, de acordo com a Pnad, tem relação direta com a renda per capta e anos de estudos”, complementou Jorge Alves.

NÚMEROS

47,6% é o percentual de aumento no número de domicílios com microcomputador na PB (de 2013 a 2015)

A PB é o 4º estado do Nordeste com o maior número de domicílios com microcomputador e internet

674 mil domicílios tem conexão por banda larga. O aumento foi de 50% de 2013 para 2015

Em 44 mil domicílios o acesso a internet é feito somente por microcomputador. Já em 231 mil domicílios o acesso é só via celular

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por: CorreiodaParaiba
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.