Araruna-PB, Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
Publicidade
Saúde
11 de Agosto de 2017 ás 08:36h
Frio contribui para aumento de dores pelo corpo; especialista explica e orienta
Jânio Gualberto explicou que a diminuição na prática de atividades físicas em decorrência das chuvas também acarreta dores musculares

O clima tem grande influência sobre nosso corpo. Assim como utilizamos diferentes temperaturas de forma terapêutica, a variação no tempo influencia todo o nosso organismo, inclusive agravar o quadro de dores crônicas, como aquelas que acometem o joelho e a coluna, que aumentam consideravelmente. 

O ortopedista Jânio Gualberto esclareceu que não há uma explicação para o aumento das dores, mas que existem teorias e estudos que fazem relação do aumento das dores com os espasmos musculares causados pelas baixas temperaturas.

“Existe comprovadamente aumento das dores articulares nos períodos frios, entretanto não há uma explicação concreta para isso. Existem teorias e alguns estudos que relatam a baixa temperatura como motivo de espasmos musculares involuntários que fariam uma compressão articular em uma articulação que já tem algum problema como artrose, artrite, bursite e tendinite.

Fátima Coelho Gomes, de 65 anos, convive com as dores crônicas há muito tempo e se queixa de um drástico aumento dessas dores nos períodos chuvosos, onde as temperaturas caem. Ela disse que às vezes tem que dobrar a dosagem dos remédios analgésicos para conseguir dormir. 

“Sempre quando vai chegando o inverno, acompanhado das temperaturas mais baixas, eu já me preparo, pois as dores aumentam bastante, principalmente aquelas dores crônicas, como a bursite. Tem noite que só consigo dormir depois de tomar dois comprimidos analgésicos”, disse Fátima. 

Jânio Gualberto explicou que a diminuição na prática de atividades físicas em decorrência das chuvas também acarreta dores musculares.

“Além disso, os pacientes na época de chuva e frio costumam deixar de fazer atividades físicas e junto com o retesamento muscular acabam provocando dores. Por tudo isso, as dores nesse período pioram. A recomendação é não deixar de fazer sua atividade física e manter-se sempre agasalhado, além de fazer um aquecimento antes de todas as atividades”, disse Jânio Gualberto, médico ortopedista.

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por:
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.