Araruna-PB, Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Publicidade
Saúde
13 de Setembro de 2017 ás 07:08h
Somente em agosto: Hospital registra mais de 50 casos de AIDS e 51 pessoas têm o vírus da doença
O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa, registrou somente no mês de agosto 56 novos casos de AIDS. Nesse mesmo período  51 pessoas foram diagnosticadas com o vírus HIV, que causa a doença.
Ainda de acordo com os dados, a maioria dos casos confirmados  são do sexo masculino e na faixa etária de até 20  anos.  Somente este ano já foram realizados cerca de 5 mil testes rápidos e  no mês de agosto foram 667 testes.
O teste rápido de HIV pode ser feito gratuitamente pelo SUS, nos Centros de Testagem e Aconselhamento, ou pode ser comprado nas farmácias ou até mesmo na internet por cerca de 60 a 130 reais. Na rede pública, o teste é feito em sigilo com a supervisão de um profissional de saúde treinado, e o resultado é dado apenas para o indivíduo que realizou o teste.
Qualquer pessoa pode fazer o teste do HIV para identificar se está infectada com o vírus, mas a realização do exame é importante principalmente para grupos de risco, como profissionais do sexo, travestis, transexuais, gays, usuários de drogas, presidiários e moradores de rua.
Como é feito o teste da saliva do HIV
O teste da saliva do HIV é feito com um cotonete especial que é passado na gengiva e na bochecha do paciente para coletar uma amostra de líquido e células que será avaliada no teste. O resultado sai após cerca de 30 minutos, e este teste deve ser feito pelo menos 5 dias depois do comportamento de risco, que pode ser o contato íntimo sem camisinha ou uso de drogas injetáveis, por exemplo, e deve-se estar pelo menos há 30 minutos sem comer, beber, fumar e escovar os dentes, além de ser necessário retirar o batom antes de fazer o teste.


Redação

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por:
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2017 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.