Notícia
Estudo reativa consciência de homem que ficou 15 anos em estado vegetativo

Publicado em 27/09/2017

Reprodução

Pesquisadores aumentaram o nível de consciência de um paciente que estava em estado vegetativo há 15 anos com uma técnica de estimulação nervosa.

O homem de 35 anos, que ficou inconsciente após um acidente de carro, foi capaz de mover a cabeça e arregalar os olhos após receber estímulos elétricos no nervo vago, responsável por conectar o cérebro ao restante do corpo. 

Para conseguir o feito, os cientistas implantaram um pequeno aparelho elétrico no pescoço do paciente. O segundo passo consistiu em dar pequenos choques na região por um mês, quando o homem recuperou traços superficiais de consciência.

De acordo com registros da pesquisa, publicada na revista americana Current Biologyo homem mostrou melhoras significativas em termos de atenção, movimento e atividade cerebral.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ele começou a responder a ordens simples, como seguir um objeto com os olhos e virar a cabeça. Também parecia mais alerta e era capaz de ficar acordado enquanto escutava seu terapeuta ler um livro.

Apesar dos resultados otimistas, o tratamento não devolveu ao paciente seu estado original de consciência. Em vez disso, foi considerado que ele passou de um estado vegetativo a "um estado de consciência mínima", segundo exames cerebrais.

Isto significa que a "consciência se mantém gravemente alterada mas, em contraste com o estado vegetativo, há uma mínima evidência comportamental de consciência pessoal ou do contexto", explicou Tom Manly, especialista em ciências cerebrais da Universidade de Cambridge.

*Com agência AFP


UOL 
 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.