Notícia
Sintur inicia hoje cadastro biométrico de usuários portadores de deficiência

Publicado em 23/10/2017

Reprodução

Começou nesta segunda-feira (23) a atualização cadastral das pessoas com deficiência, usuárias do sistema de transporte público de passageiros de João Pessoa.O castro biométrio está sendo feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

Com a atualização cadastral, as pessoas com deficiência, que usufruem da gratuidade no transporte público, passarão a utilizar o sistema biométrico e poderão acessar os ônibus, normalmente, pela porta dianteira, bastando passar seu próprio cartão e fazer a leitura biométrica.
 
Atualmente, o sindicato tem mais de 12.500 mil pessoas com deficiência registradas como usuárias de ônibus em seu sistema. Segundo o diretor de Relações Institucionais do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira, a expectativa é que com a atualização dos dados haja correção de eventuais inconsistências nas informações.
 
“O principal objetivo é garantir plenamente o direito ao transporte coletivo a quem o tem, atendendo à antigo pleito das pessoas com deficiência, conferindo-lhes autonomia e cidadania, por exemplo. Com o acesso pela porta dianteira, sem precisar se submeter a se identificar a mais ninguém, o próprio deficiente vai entrar, passar o seu cartão no validador e fazer a leitura biométrica. Para cadeirantes continuará valendo a entrada pela porta do meio dos ônibus”, explica Isaac.
 
De acordo com o Sintur-JP, há casos que algumas pessoas com deficiências temporárias acabam adquirindo o direto a utilizar o transporte público sem custo e quando se recuperam não procuram o sindicato para excluir o cadastro. “A ideia é garantir o direito àqueles que realmente o tem, sem sufocar o sistema, sendo injustos com os que pagam as passagens”, afirma Isaac.
 
O recadastramento será feito na própria Funad, no bairro Pedro Gondim, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A atualização será feita por ordem alfabética e o beneficiário deve ir pessoalmente portando identidade, CPF e o cartão de cadastro anterior, que será trocado na hora pelo novo cartão eletrônico, com foto e biometria. A partir do dia 02 de dezembro, o acesso aos ônibus só será possível utilizando o novo sistema.
 
Confira o calendário para atualização cadastral:
 
De 23 a 27 de outubro - usuários com iniciais A, B, C e D.
De 30 de outubro a 03 de novembro - usuários com iniciais E, F e G.
De 06 a 10 de novembro - usuários com iniciais H, I, K, L, N, O, P, Q e R.
De 13 a 17 de novembro - usuários com iniciais J.
De 20 a 24 de novembro - usuários com iniciais M.
De 27 de novembro a 01 de dezembro - usuários com iniciais S, T, U, V, W, X, Y e Z.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.