Notícia
Verão começa com temperaturas de até 38ºC na Paraíba

Publicado em 21/12/2017

Portalcorreio

A estação mais quente do ano começa exatamente às 13h28 desta quinta-feira (21) no Hemisfério Sul. Aqui na Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), durante o verão os termômetros oscilarão entre 19ºC e 38ºC. Além do tradicional aumento da temperatura, a nova estação tem dias mais longos que as noites por causa do maior tempo de luminosidade.

A temperatura mais alta é esperada no Sertão, durante os inícios das tardes. Já a mínima deve ser registrada durante as madrugas na região do Cariri. “No litoral paraibano, os valores extremos devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 32ºC”, explicou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.

O início do verão é considerado a pré-estação das chuvas no Sertão. Isso porque o período de fevereiro a maio é o mais chuvoso nesta região. “As condições meteorológicas mostram uma tendência de favorecimento a ocorrência de chuvas. No final ano passado, nós tínhamos o fenômeno El Niño atuando e indicando a possibilidade de precipitações abaixo da média, mas hoje nós estamos com o fenômeno La Niña atuando com baixa intensidade, mas favorecendo a ocorrência de chuvas dentro da média”, observou Marle Bandeira, outra meteorologista da Aesa.

A incidência de raios ultravioletas na Paraíba é classificada como extrema durante boa parte do ano e no verão ela se intensifica. Numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos devem ter índices acima de 12 neste período. “O aumento dos raios UV nesta época do ano é normal, principalmente em dias sem nuvens, quando a incidência direta desta radiação sobre as pessoas vai ser maior. Por isto é importante se proteger do sol”, alertou Bandeira.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.