Notícia
Neymar? Gabriel Jesus? Conheça o brasileiro que mais marcou em 2017
Desconhecido, atacante Jajá Coelho, balançou as redes 39 vezes durante ano

Publicado em 28/12/2017

Reprodução

Nem Neymar, nem Gabriel Jesus. O brasileiro que mais fez gols no exterior na atual temporada é o desconhecido Jajá Coelho. Atuando pelo Buriram United, da Tailândia, o atacante marcou 39 gols em 41 jogos em 2017, ajudando a equipe a vencer a última edição do Campeonato Tailandês.

Com a marca, o atleta de 31 anos deixou para trás também nomes como Jonas (Benfica), Henrique Dourado (Fluminense) e Jô (Corinthians). “Foi uma temporada incrível. Começamos um pouco atrás da ponta na tabela, mas conseguimos recuperar e terminamos com uma ótima campanha. Foi maravilhoso”, contou Jajá.

“Individualmente fui muito bem, com uma marca bastante importante. Lá, eu fui tratado com carinho por todos, e, se eu puder voltar um dia, serei muito feliz”, acrescentou o jogador, que deixou o Buriram e ainda não sabe por qual clube atuará em 2018.

Jajá analisa que o futebol tailandês “está em evolução, mas já tem qualidade. Em dois ou três anos, os clubes de lá já estarão brigando por metas maiores na Champions League da Ásia”. Embora seja “um país distante e de cultura muito diferente da brasileira”, o atacante nascido em Ipatinga conta que teve uma adaptação rápida.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Se tem uma coisa parecida deles com o povo brasileiro, é o calor humano. Fui muito bem recebido, e logo me senti querido e amados pelos torcedores. Isso me ajudou bastante a me acostumar com o país e o futebol de lá. Foram ótimo momentos que vivi pelo Buriram”, explica o mineiro, que aproveita as férias de fim de ano com a família em sua cidade natal.

No Brasil, o ídolo do Buriram acumulou passagens por equipes de destaque como Flamengo, Internacional e Coritiba, porém não teve grande sucesso em sua terra natal: pouco atuou pelos times de seu país e conquistou apenas um Campeonato Gaúcho, em 2012.

“No Brasil, o sistema é diferente. Não há muito tempo para nos adaptarmos, então foi complicado. Apesar disso, em todos esses clubes fui feliz, sem ter quaisquer problemas. Com certeza quero jogar no Brasil de novo. Quando tiver a oportunidade de jogar por um clube grande e de expressão, é claro que vou querer voltar. E o Brasil, independentemente do que digam, tem um dos campeonatos mais fortes e disputados do mundo”, diz o experiente jogador.

Sujeira no vestiário

Um choque de cultura rendeu aos colegas de time de Jajá uma brincadeira da qual o atacante se diverte ao lembrar: “Quando cheguei lá, me espantei com um costume deles: depois dos jogos, os caras iam direto para casa, sem tomar banho! Nós (os brasileiros) não estamos acostumados com isso. Então, passei a chamá-los de ‘sujeira’ na língua tailandesa e a falar ‘Esse pessoal é sujo!’, mas num tom de brincadeira. E toda vez eles ficavam bolados com a gente. Era muito engraçado.”

Gols brasileiros em campeonatos nacionais pelo mundo:

Jajá: 34 gols em 34 jogos no Tailandês 2017

Jonas: 31 gols em 31 jogos no Português em 2017
Vagner Love: 27 gols em 28 jogos no Turco em 2017
Neymar: 20 gols em 30 jogos em campeonatos nacionais (Espanhol e Francês)
Dourado: 18 gols em 32 jogos no Brasileiro 2017
Jesus: 15 gols em 26 jogos no Inglês em 2017


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.