Araruna-PB, Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018
Publicidade
Educação e Cursos
08 de Janeiro de 2018 ás 07:49h
Tema da redação de vestibular aborda polêmicas em museus de arte

A prova de redação da Fuvest 2018 abordou o tema “Devem existir limites para a arte?”. Segundo candidatos que prestaram a segunda fase do vestibular neste domingo (7), a prova exigiu interpretação de texto e não teve muitas questões com embasamento literário. Além da redação, o primeiro dia da segunda fase também teve questões de português.
O tema da redação era embasado com reportagens sobre a polêmica da Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS). A exposição sobre diversidade sexual foi cancelada em setembro do ano passado após ataques aos organizadores nas redes sociais. A redação também trazia a nota do Santander Cultural sobre a polêmica.
Tainá Souza Pacheco, de 27 anos, presta pela segunda vez a prova da Fuvest. Já formada em economia, ela tenta matemática. “Na segunda vez é mais fácil, porque a cobrança é menor.”
Prestando vestibular para conseguir transferência do curso de pedagogia para letras, Rafaela Paiva Fonseca, de 22 anos, gostou do tema da redação e achou “pertinente”.
“Ajuda não ser o primeiro vestibular, achei mais fácil comparado aos outros anos", disse Rafaela. "A prova está mais tranquila, mas precisava focar mais atento para não passar nada. Eu não diquei surpresa com o tema, mas não esperava. Achei bem pertinente, foca no preconceito e te incita a falar sobre censura. Achei um tema muito bom”.
Prestando o vestibular para contabilidade, Paulo Brito, de 40 anos, achou a prova bem colocada e com espaço para debates.
“Tema inteligente, bom e com espaço para desenvolver, atual. Navegar sem ideologia e sem forcar brigas ideológicas. As seis primeiras questões foram claras”, disse.
Thiago Biscuola, de 29 anos, concorda e acrescenta que a prova não exigia conhecimentos específicos e sim “se você sabe o uso correto da língua”.
Para a segunda fase do vestibular Fuvest 2018 foram convocados 19.690 candidatos que concorrem a uma das 8.402 vagas oferecidas nos cursos da USP, além de 2.100 treineiros, totalizando 21.790 vestibulandos.
Na segunda-feira (8) a prova será das disciplinas: História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Já na terça-feira (9), a prova terá questões das disciplinas de acordo com a carreira escolhida. Para candidatos de Artes Cênicas, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre 10 e ‪12 de janeiro‬.
 
Provas da segunda etapa
 
Os portões abriram ‪às 12h30‬ (horário de Brasília) e foram fechados ‪às 13h‬. A partir das 15h os candidatos puderam deixar o local de prova.
A segunda fase é constituída de três provas discursivas, obrigatórias para todos os candidatos. Cada uma delas terá 4 horas de duração:
1º dia – 7 de janeiro (domingo): 10 questões de português e redação.
2º dia – ‪8 de janeiro‬ (segunda-feira): 16 questões sobre as seguintes disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
3º dia – ‪9 de janeiro‬ (terça-feira): 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida pelo vestibulando.
Nesses três dias, os cadernos de provas serão disponibilizados a partir das 19 horas, no site da Fuvest.
 
Linhas de ônibus
 
Os estudantes da segunda fase da Fuvest 2018 ainda poderão contar com 81 linhas de ônibus do sistema municipal de transportes para chegar aos locais de prova na cidade. As linhas atenderão os candidatos até terça-feira (9).
 
Calendário
 
A divulgação dos candidatos aprovados na primeira chamada ocorrerá no dia ‪2 de fevereiro‬, no site da Fuvest.
Veja as outras datas:
 
‪8 de fevereiro: divulgação dos candidatos aprovados na 2ª chamada‬
22 de fevereiro: divulgação dos candidatos aprovados na 3ª chamada
27 de fevereiro: divulgação dos candidatos aprovados na 4ª chamada
2 de março: divulgação dos candidatos aprovados na 5ª chamada
8 de março: divulgação dos candidatos aprovados na 6ª chamada
13 de março: 1ª etapa da Reescolha – Divulgação de vagas não preenchidas, lista de candidatos habilitados e restrições para reescolha de opção de curso
13 e ‪14 de março‬: indicação pelo candidato de uma única opção de curso
‪15 de março: divulgação dos candidatos aprovados na 7ª chamada‬
20 de março: 2ª etapa da Reescolha - Divulgação de vagas não preenchidas, lista de candidatos habilitados e restrições para reescolha de opção de curso
20 e ‪21 de março‬: indicação pelo candidato de uma única opção de curso
‪22 de março: divulgação dos candidatos aprovados na 8ª chamada
 
G1 

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por:
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2018 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.