Araruna-PB, Domingo, 21 de Janeiro de 2018
Publicidade
Paraíba
12 de Janeiro de 2018 ás 09:32h
Corpo de Bombeiros já realizou 13.414 atendimentos entre 2016 e 2017; Confira dicas para evitar acidentes neste Verão

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) computou 13.414 atendimentos preventivos durante o último verão, ou seja, no período de 2016 a fevereiro de 2017. Durante o período não houve registro de óbito por afogamento, mas foram realizados 38 salvamentos aquáticos, 39 ações de guarda de crianças perdidas e 128 primeiros socorros em decorrência de incidentes com animais marinhos, durante a operação que foi realizada em uma extensão de 120 quilômetros de faixa litorânea, fazendo um total de 55 praias.

 

No último dia 07/12 foi lançada oficialmente em João Pessoa a ‘Operação Verão’, ação que incrementa o efetivo de guarda-vidas e será realizada até o fim do feriadão de Carnaval. Conforme os dados da Central Integrada de Operações Policiais (Ciop), nos últimos finais de semana foram registrados 61 atendimentos pré-hospitalares, 28 combates a incêndios e 27 casos de busca e salvamento – incluindo três salvamentos de vítimas de afogamento, que não resultaram em óbito.

 

Ao todo foram realizadas 206 ações de emergência ou prevenção em todo o Estado, sendo 86 preventivas visando a redução de incidentes, 30 advertências, 29 informações prestadas ao público, 22 vistorias ou fiscalizações, quatro pontos bases em eventos externos e um simulado preventivo.

 

Os números mostraram, ainda, que o Batalhão de Busca e Salvamento, na capital, registrou o maior número de atendimentos, com 69 socorros realizados. Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, a ‘Operação Verão’ 2017/1018 está sendo realizada entre as praias de Barra de Camaratuba e Acaú (limite litorâneo com o Estado de Pernambuco).

 

Para tanto, estão sendo empregado um efetivo de até 160 bombeiros, contando com 19 mergulhadores de resgate que são preparados para atuar na busca e resgate de vítimas em ambientes subaquáticos, principalmente nos dias de maior movimentação, a exemplo de fins de semana e feriados.

 

Confira dicas de como evitar acidentes nas praias neste verão:

  • Nunca nade sozinho;

 

  • Mantenha atenção constante nas crianças, idosos e portadores de necessidades especiais;

 

  • Evite o choque térmico (hidrocussão), antes de entrar na água, molhe a face e a nuca;

 

  • Prefira sempre nadar em águas rasas;

 

  • Evite o uso de boias e flutuadores, pois eles podem causar uma falsa sensação de segurança, prefira usar colete salva-vidas;

 

  • Nunca tente salvar alguém se não tiver condições, muitas pessoas morrem dessa forma;

 

  • Não superestime sua capacidade natatória, 48% dos afogados acham que sabem nadar.

 

PBagora

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por:
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2018 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.