Araruna-PB, Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018
Publicidade
Paraíba
03 de Fevereiro de 2018 ás 20:17h
Ricardo autoriza adutora que vai garantir água para habitantes de Emas
O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta sexta-feira (2), a ordem de serviço para a construção da adutora do sistema de abastecimento de Emas, com recursos na ordem de R$ 1,7 milhão. A obra deve ficar pronta em cerca de seis meses, para, assim, levar água e oferecer mais qualidade de vida para cerca de 3 mil habitantes de Emas. Na ocasião, o governador foi agraciado com o Título de Cidadão deste município. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, o deputado federal Hugo Motta, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo também estiveram presentes.
 
Na oportunidade, Ricardo Coutinho comentou que não há condições de um local se desenvolver se não tiver dois pilares: estrada e água. "Estrada, Emas já tem; e dentro de poucos meses, terá também a preciosa água. O papel das adutoras é resolver um problema grave na Paraíba, a falta de água. São cerca de 1.400 km de adutoras, sendo implantadas e continuarmos neste ritmo, em três anos o Estado chegará a tão sonhada segurança hídrica em todas as regiões", afirmou.
 
O governador também falou sobre o início do Orçamento Democrático Estadual 2018 e pediu a participação de todos na plenária da região. "Ontem começamos, em Itaporanga, mais um ciclo do Orçamento Democrático, esse instrumento fundamental de democracia. Através dele, estamos conseguindo trazer muitos avanços para a Paraíba e a presença do cidadão é essencial para que as prioridades de cada região sejam escolhidas", avaliou.
 
"Participar de um evento como este, nos dá muita alegria, porque estamos tendo a condição de iniciar uma obra tão importante para os moradores de Emas. Água é vida e pode transformar a realidade de um município, trazendo desenvolvimento local", disse o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.
 
A obra compreende a captação flutuante no açude Cachoeira dos Cegos, com vazão de 28,8 metros cúbicos por hora; Adutora em tubos PVC Vinilfer, com diâmetro de 100 e 150 milímetros e extensão total de 17.300 metros.
 
Ao falar sobre a construção da adutora, o prefeito de Emas, Segundo Madruga, recordou que há mais de cinco meses a população sofre com a falta de água nas torneiras. "É uma obra muito importante para o nosso município, porque o período de seca trouxe muitas dificuldades para a população. Com a adutora nossa cidade tem muito a ganhar, já que a falta de água atrapalha a vida do povo e o desenvolvimento econômico de Emas", pontuou.
 
"Esta cidade hoje passa por problemas devido à falta de água para beber, cozinhar e fazer as outras atividades diárias, mas isso vai acabar quando a adutora ficar pronta. Ontem estivemos em Piancó, que sofre com o mesmo problema de Emas. Em poucos meses, estas duas cidades já terão suas adutoras", falou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia.  
 
Para a dona de casa Francilene Silva, ter água nas torneiras diariamente vai ser um verdadeiro presente para os moradores de Emas que tanto pediram esta adutora. "Desde o ano passado que não temos água. A gente precisa ir buscar água com os baldes e trazer no carrinho de mão ou no jumento. É um sofrimento grande, mas tenho fé que isso vai acabar", comentou.
 
Pedro Marques também é morador de Emas e afirmou que gosta muito da cidade, mas já pensou em se mudar porque sem água a vida fica mais complicada. "A gente precisa de água para tudo e viver assim nessa seca é muito ruim. Emas é um lugar bom para viver, mas com essa dificuldade eu já estava pensando em ir embora com minha família. Agora vou continuar por aqui, porque sei que vai chegar água", comemorou.

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por: ParlamentoPB
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2018 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.