Araruna-PB, Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018
Publicidade
Municipios
12 de Fevereiro de 2018 ás 11:17h
Emlur implanta projeto piloto de Coleta Seletiva porta a porta em Manaíra

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) dá continuidade à expansão do Programa de Coleta Seletiva com a implantação de um projeto piloto de Coleta Seletiva porta a porta no bairro de Manaíra, na segunda quinzena de fevereiro. A expansão do programa foi iniciada em 2017 com a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em vários bairros da Capital.
 
Segundo Josué Peixoto, coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, a coleta porta a porta no Bairro de Manaíra irá abranger condomínios, residências e o comércio local. A coleta será feita pelos catadores de materiais reciclados associados à Autarquia, que trabalham no Galpão de Coleta Seletiva do bairro do Bessa. "As nossas equipes de Coleta Seletiva e Educação Ambiental estão trabalhando há aproximadamente três meses junto aos condomínios da área, fazendo o trabalho de conscientização e distribuição de materiais informativos, além de reuniões com síndicos", observa.
 
Até o momento dez condomínios de Manaíra já aderiram ao programa. "Caso algum outro morador de Manaíra tenha interesse de aderir a Coleta Seletiva basta entrar em contato conosco através dos números 3214-7622/3214-7637", informa. Peixoto explica que as residências, condomínios ou comércios que aderirem à campanha assinam um "Termo de Adesão" e recebem um selo que deve ser fixado na área externa, num local de fácil visualização para o catador que fará a coleta do material.  
 
A expectativa é atender todo o bairro. Após alguns meses da implantação do projeto piloto a equipe técnica vai avaliar a evolução do programa e, posteriormente, analisar as possibilidades de expansão para outros bairros. A meta, em longo prazo, é atender a toda cidade. 
 
Todas essas ações estão sendo realizadas atendendo ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo Josué Peixoto, na cidade de João Pessoa a reciclagem de resíduos chega em torno de 3% a 5% dos resíduos domiciliares. "Nós temos ações pioneirasna cidade como o fim do Lixão do Róger, a implantação do Aterro Metropolitano, instalação de galpões de coleta seletiva, pontos de coleta de lixo eletrônico, entre outros avanços que contribuem para a política de gestão de resíduos produzidos diariamente pela população na Capital", disse. 
 
Bairros atendidos – A Emlur dispõe atualmente de galpões de Coleta Seletiva nos bairros Jardim Cidade Universitária; Cabo Branco; Bessa; Bairro dos Estados e Mangabeira IV. Os catadores que trabalham nesses galpões fazem a coleta de material reciclado nos seguintes bairros: Bessa, Cabo Branco, Tambaú, Altiplano, Miramar, Manaíra, parte do Castelo Branco, Bancários, Anatólia, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, parte de Mangabeira, Bairro dos Estados, Treze de Maio, Ipês, Pedro Gondim e Torre.
 
Expansão - Para reforçar o trabalho realizado nos galpões a Emlur instalou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos seguintes locais: Parque da Lagoa; Bancários (Praça da Paz); Avenida Rui Carneiro (ao lado da PBTur); Avenida Cabo Branco (próximo ao Jangada Clube); Mangabeira (Praça do Coqueiral); Valentina Figueiredo (Praça Soares Madruga); Jaguaribe (Praça dos Motoristas); Cristo Redentor (em frente à UEPB); Bessa (Parque Parahyba) e em Manaíra (Praças Silvio Porto/Alcides Carneiro e Assis Chateaubriand - Rotam).
 
Serviço - A Emlur conta com linhas de Teleatendimento – 0800 083 24252/3214-7628/7644; 3255-8444 (Alô Limpeza) e 3214-7634 (Ouvidoria).

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por: ParlamentoPB
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2018 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.