Notícia
Clementino Fraga realiza Semana de Combate à Tuberculose

Publicado em 13/03/2018

Pbagora

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), que integra a rede hospitalar do Estado da Paraíba, está promovendo uma série de ações e atividades alusivas à Semana de Combate à Tuberculose. A programação se estende até a sexta-feira (16).

 

Atividades externas - As ações não ficam apenas no âmbito do Clementino Fraga. Nesta quarta-feira (14), haverá uma abordagem, realizada pelos profissionais da ‘Cia. da Saúde e do Sorriso’ do Clementino Fraga, na feira livre do Mercado Público do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Na quinta-feira (15), a equipe fará abordagem ao público no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. A programação segue até a sexta-feira (16), no CHCF, com a triagem médica e a Cia. da Saúde e do Sorriso com suas ações educativas e informativas.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Referência – O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é referência em diagnóstico molecular para Micobacterium tuberculoses, ou seja, tecnologia de ponta em detecção da bactéria da tuberculose. O exame dá mais agilidade, rapidez e precisão no diagnóstico ao paciente.

 

Números – Na Paraíba, o número de novos casos de tuberculose tem registrado uma redução. No ano de 2016, o estado teve 1.145 casos novos de tuberculose. Em 2017, esse número caiu para 1.121. Este ano são 83 novos casos. A proporção de cura da tuberculose no estado é de 63,4%. No Clementino Fraga, hospital referência, a proporção de cura chega aos 69%, segundo dados parciais.

 

“A Semana de Combate à Tuberculose vem compor ações de intensificação alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é referência estadual para diagnóstico diferenciado e tratamento da tuberculose, doença contagiosa que tem cura. É fundamental alertar equipes de atenção básica e população para o diagnóstico e tratamento da tuberculose, que são totalmente custeados pelo SUS”, disse a diretora-geral do Clementino Fraga, Thais Matos.