Notícia
Governo lança editais de apoio à pesquisa científica

Publicado em 19/03/2018

MaisPb

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (19), no Palácio da Redenção, às 10h, editais que têm por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, desenvolvidas por pesquisadores paraibanos e também o edital para melhorias na infraestrutura da Universidade Estadual da Paraíba.

Na ocasião, ainda será assinado, por meio do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado aos Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmico. As ações voltadas para a área de tecnologia somam um investimento superior a R$ 30 milhões. O calendário com as atividades de Ciência e Tecnologia & Inovação 2018 também será lançado durante a solenidade.

O evento vai contar com a presença do vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Morales, do presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação, Jorge Guimarães, do representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Alexandre Simões, além de secretários de Estado, autoridades e pesquisadores.

Outro edital que será lançado tem como objetivo convidar pesquisadores vinculados à UEPB, líderes de grupos consolidados, a apresentarem propostas para apoio à execução de projetos de pesquisas, no âmbito dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário-CEICTM. O principal objetivo é o de fomentar e fortalecer os Centros já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário na UEPB em áreas prioritárias para desenvolvimento do Estado da Paraíba, e induzir a organização de novos centros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), que é vinculada a Seirhmact, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, será lançado edital para Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado a Programas de Pós-graduaçãostricto sensu acadêmico vinculados às Instituições de Ensino Superior – IES e Instituições de Pesquisa, com personalidade jurídica de direito público ou privado, sediadas no estado da Paraíba.

Ainda através da Fapesq, será lançado edital que convida pesquisadores, bolsistas de Produtividade, Categoria I, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), líderes de grupos consolidados, a apresentarem propostas para apoio à execução de projetos de pesquisas, no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX, criado por meio do Decreto no. 1857 de 10/04/1996

Termos de Cooperação

Ainda na solenidade, será assinado Termo de Cooperação com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) com o com objetivo de estabelecer as condições para selecionar e apoiar atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), em fase pré-competitiva, em  cooperação, com empresas do setor industrial e Unidades Embrapii localizadas no Estado da Paraíba.

Também será assinado Termo de Cooperação com o CNPQ dentro do edital INCT CNPQ/MCTIC/CAPES/FINEP/FAPESQ 2014 que visa à implantação de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. A Paraíba teve uma proposta da rede RENOFITO de fitoterápicos. Participam pesquisadores de todo o Brasil e exterior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Materiais.

MaisPB

 

Outro Termo de Cooperação assinado será o FAPESQ/RNP instalação do programa de vídeo monitoramento das 145 câmeras na cidade de Campina Grande. A ideia é interligar o sistema de câmera à rede já existente para garantir banda para implantação das câmeras.

 

Todos os editais e os termos de cooperação estarão disponíveis para consulta através do endereço eletrônico www.fapesq.rpp.br


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.