Notícia
Domingo de Ramos dá início à Semana Santa; veja programação

Publicado em 25/03/2018

Portalcorreio

A Arquidiocese da Paraíba divulgou nesta quinta-feira (22) a programação de procissões e celebrações católicas no período da Páscoa em João Pessoa. A Semana Santa começa neste domingo (25) com a bênção de Ramos. O período que antecede a Páscoa é especial para os católicos pela renovação da fé cristã, reflexão e o mistério da Ressurreição de Jesus. Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, preside as celebrações na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

No domingo (25), as paróquias realizam a Caminhada de Ramos. Na Catedral, o momento é vivido com uma pequena procissão, que sai da Praça da Catedral para o interior da Igreja, onde acontece a missa às 10h. Neste dia também acontece a Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade. O dinheiro arrecadado será usado em projetos que estão sendo escolhidos e que trabalhem com o tema deste ano: “Fraternidade e superação da violência”.

Na Quinta-feira Santa (29), às 8h30, todo o clero se reúne na Catedral para a Missa dos Santos Óleos, onde acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, marcando o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Após a missa, acontece a Vigília Eucarística até às 21h.

Na Sexta-Feira Santa (30), a Catedral convida os fieis a participarem de três momentos celebrativos. Às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e, às 12h, será rezado o Ofício da Agonia. À tarde, por volta das 15h, acontece a Celebração da Paixão e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No Sábado de Aleluia (31), Dom Dulcênio preside, na Catedral, a Santa Missa às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal.

O Domingo de Páscoa é o dia que os católicos celebram a Ressurreição. Na Catedral, Dom Dulcênio preside a missa às 10h. No mesmo dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com Pe Luciano Guedes e os vigários da Catedral.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.