Araruna-PB, Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018
Publicidade
Meio ambiente e Clima
01 de Abril de 2018 ás 10:17h
Exclusivo: invasão de tubarões interdita praias de João Pessoa neste domingo

As praias da capital estarão impróprias para banho neste domingo (01). De acordo com técnicos do curso de Oceanografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um grande cardume de tubarões está migrando do Estado de Pernambuco para a costa de João Pessoa. O motivo da rota migratória ainda é desconhecido, mas especialistas australianos apontam o elevado número de tainhas que vêm desovar nos estuários pessoenses como causadoras do fenômeno.

É sabido que tainhas figuram no cardápio dos tubarões presentes nas águas do Oceano Atlântico. Por isso a Defesa Civil faz o alerta de evitar, ao máximo, adentrar nas águas que banham a costa da capital, em especial as praias de Tambaú, Manaíra e Bessa. Ontem, observadores da UFPB e curiosos que estavam no calçadão do Cabo Branco identificaram algumas barbatanas seguindo o sentido norte sul.

“Acredito ser da espécie Tubarão Touro ou Galha Branca. Eles são muito ativos e agressivos, principalmente se o banhista estiver utilizando aparelhos eletrônicos dentro da água. Esses aparelhos, em baixa frequência, atraem peixes cartilaginosos, como é o caso do tubarão. Por isso, todo cuidado é pouco. Ficar na faixa de areia é a melhor opção para observar o fenômeno e não ser devorado”, alertou o cientista José do Patrocínio, do observatório para assuntos esotéricos do Estado.

Bom, se você acreditou nessas “informações”, parabéns, pois hoje é 1º abril, dia sagrado e consagrado para contar mentiras como verdades absoluta aos desavisados. Nesse espírito jocoso, o Blog do Gordinho decidiu entrar na brincadeira, na certeza que uma dose de humor é salutar para espírito. Então, aqueles que ainda não contaram sua mentirinha hoje, aproveitem, pois a data é propícia.

Origem do dia da mentira

Existem muitas explicações sobre a origem do Dia da Mentira, mas a história mais conhecida remonta ao século XVI. Na época, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.

Contudo, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado no dia 1º de janeiro. Mas, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.

Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.

Da França, a mania de pregar peças neste dia percorreu o mundo todo e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais famosos aconteceu em 1848. Um jornal chamado sugestivamente de A Mentira noticiou o falecimento do então imperador do Brasil Dom Pedro II. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França.

O que você achou desta notícia?
bom Gostei ruim Não Gostei
Gostei 0
Não Gostei 0
Por: blogdogordinho
Link:
Comentários ()
© 2011 - 2018 - Araruna1.com
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.