Notícia
Saúde oferece serviços para o cuidado com a saúde bucal
Cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)

Publicado em 11/04/2018

Reprodução

A Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa oferta aos seus usuários diversos serviços em saúde bucal na Atenção Básica e na atenção hospitalar. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços. Já nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados nos bairros da Torre, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe, são realizados tratamentos de canal, de doença gengival, cirurgias e atendimentos especializados para criança e pacientes com necessidades especiais.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidade de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.

“A má higienização da boca pode ocasionar doenças bucais que, por sua vez, ocasionam ou agravam outras doenças, principalmente as cardiovasculares e a diabetes, por isso, ter uma saúde bucal em boas condições é pré-requisito para um estado de saúde favorável”, comenta Gerfran Lacerda, coordenador da área técnica de Saúde Bucal da SMS.

Ele explica que um foco de infecção dentária pode se espalhar através da corrente sanguínea e levar a infecções de outros órgãos e regiões do corpo. “Muitas doenças, inclusive cardiovasculares, como a endocardite bacteriana, podem ser prevenidas e ou minimizadas com a correta higiene bucal e o acompanhamento de um cirurgião dentista”, explica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para evitar diversos agravos, alguns cuidados são fundamentais. “Manter uma escovação adequada após cada refeição e principalmente à noite, antes de dormir, pois durante o sono há diminuição da salivação e, consequentemente, da auto-limpeza”, diz o coordenador da Saúde Bucal da SMS.

Gerfran Lacerda destaca a necessidade de trocar a escova de dente, no mínimo, a cada três meses ou ao desgaste das cerdas, e não exagerar na quantidade de creme dental. “Também devemos estar atentos ao uso diário do fio dental, pois a escova não consegue alcançar o espaço entre os dentes. É essencial ainda visitar regularmente o seu dentista e atentar para qualquer alteração na cavidade oral”, afirma ele.

Serviço

Atualmente, a rede de Saúde Bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve passar inicialmente pelo atendimento nas USF e, caso haja necessidade, o usuário é encaminhado ao serviço especializado e/ou hospitalar, de forma gradual. Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identidade e cartão SUS.

A SMS dispõe ainda de um atendimento de urgência e emergência em saúde bucal, que funciona 24h. O serviço é feito no CEO Torre, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.