Notícia
Tribunal de Contas vai citar gestores através de e-mail na Paraíba
De acordo com o presidente da Corte, a intenção é tornar o rito processual mais célere, tendo em vista que em muitas ocasiões a citação pelos Correios demora em torno de 40 dias

Publicado em 16/04/2018

Reprodução

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) vai promover a citação de gestores através de e-mail. A iniciativa, de acordo com o presidente André Carlo Torres, é uma adequação ao que prevê o Código de Processo Civil (CPC) no país. A lei que institui a citação por e-mail foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desse sábado (14).

André Carlo Torres disse ao Portal Correio que a intenção da Corte é tornar o rito processual mais célere, tendo em vista que em muitas ocasiões a citação pelos Correios demora em torno de 40 dias. Segundo ele, no futuro o Tribunal de Contas também estuda realizar a citação por meio de aplicativos, como é o WhatsApp. “O Tribunal de Contas está se adaptando e trazendo a citação eletrônica. Ao longo do ano passado, por exemplo, fizemos cerca de cinco mil comunicados através do Diário Oficial Eletrônico, o que se fosse nos moldes tradicionais não teríamos alcançados nem 10% desse número”, afirmou.

De acordo com a lei, será considerada realizada a citação no dia em que o citando efetivar a consulta eletrônica ao teor da citação, a qual deverá ocorrer em até 10 dias contados do envio, sob pena de considerar-se a citação automaticamente realizada na data do término desse prazo.

A lei entra em vigor no prazo de 90 dias de sua publicação.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.