Mundo
Cientistas encontram maior estrutura espacial já descoberta

Publicado em 18/10/2018 23:09

Reprodução

Uma equipe de cientistas do observatório europeu descobriu a maior e mais antiga estrutura astronômica encontrada até hoje: o proto-superaglomerado de galáxias Hyperion, um objeto cósmico dos primórdios que se estabeleceu apenas 2,3 bilhões de anos depois do Big Bang (a explosão primordial).

"É a primeira vez que foi identificada uma estrutura tão grande", explicou a autora principal da pesquisa, Olga Cucciati, do Instituto Nacional de Astrofísica de Bolonha (Inaf), na Itália. 

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (17) que a descoberta só foi possível graças a um complexo estudo de dados de arquivos e novas medições com um telescópio instalado no Chile.

Ao estudar com enorme precisão objetos a bilhões de anos-luz, o instrumento permite na prática saber como era o universo em um passado remoto. Com informações do Estadão Conteúdo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


Educação e cursos
Abertas Abertas as inscrições para o curso “Breve História da Arte Moderna e Contemporânea”, com o artista plástico e professor Sidney Azevedo. As inscrições são gratuitas e presenciais, sendo necessário preencher e assinar a ficha de inscrição que está disponível na recepção do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As aulas têm previsão para começar no dia 8 de maio deste ano. Estão sendo ofertadas 50 vagas. As aulas acontecerão no turno da tarde, todas as quartas-feiras, das 15h às 17h. O curso ao mesmo tempo em que irá capacitar os funcionários da Estação Cabo Branco também é aberto ao público. “A perspectiva deste curso é estabelecer um núcleo contínuo de estudos para aprimoramento do nível teórico e prático dos profissionais que atuam na área de competência das artes, incluindo os profissionais das demais áreas do conhecimento”, comentou o professor Sidney Azevedo. O curso terá duração total de 48h/aula e será desenvolvido em quatro módulos de 12h, distribuídos em seis meses. Perfil de Sidney Azevedo Sidney Azevedo é mestre em História da Arte, Crítica e Processos de Criação pela PPGAV/UFPB/UFPE. Professor de Artes Visuais da Sedec PMJP, com exposições coletivas e individuais dentro e fora do País. Licenciado em Artes Visuais pela UFPB. Também foi professor de instituições como o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e a Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec/PB). Foi diretor do Casarão 34, Unidade Cultural da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e da Casa da Pólvora, no Centro Histórico.para curso de história da arte na Estação Cabo Branco