Política
Paraíba tem 595 candidatos com registros homologados; 69% estão disputando uma vaga na Assembleia Legislativa

Publicado em 17/08/2018 12:32

Reprodução

A Paraíba tem 595 candidatos homologados e aptos a concorrer ao pleito de 7 de outubro, segundo dados registrados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O perfil do candidato paraibano para as Eleições 2018 é homem, branco, casado, com nível superior, empresário e com idade entre 50 e 54 anos. Em 2014, 583 candidatos registraram candidaturas, enquanto 595 cidadãos colocaram seu nome à disposição de um dos cargos eletivos em 2018.

 

Na questão de gênero os homens são maioria. Cerca de 68% dos candidatos paraibanos são do sexo masculino, contra quase 32% de mulheres nessas eleições. São 407 candidatos homens contra 188 mulheres. Na estatística por cor, os candidatos brancos são mais da metade dos candidatos.

A maioria dos candidatos paraibanos têm nível superior completo. São 296 candidatos, quase metade dos nomes, 49,7%. Os candidatos com ensino médio completo aparecem em segundo na lista de instrução, com 26,5% ou 158 nomes. Superior incompleto corresponde ao nível de instrução de 57 candidatos (9,5%).

A maior concorrência é para o cargo de deputado federal. Ao todo, são 158 candidatos, que estão na disputa por uma das 12 cadeiras da bancada da Paraíba na Câmara Federal. A média chega a atingir 13,17 candidatos por vaga.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para o cargo de deputado estadual, chamou atenção a quantidade de  candidatos que irão concorrer a uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba: 410, o que corresponde a 69% de todos os registros no estado. A média é de 11,28 por cadeira.

A disputa ao Governo da Paraíba para as eleições deste ano coloca cinco candidatos para escolha dos eleitores: João Azevedo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL).

Já para as duas vagas ao Senado Federal, sete pessoas registraram a candidatura. A média da concorrência é de 3,5 por cadeira. Na disputa estão Cássio Cunha Lima (PSDB), Daniella Ribeiro (PP), Luiz Couto (PT), Nelson Gomes (PSOL), Nivaldo Mangueira (PSOL), Roberto Paulino (MDB) e Veneziano (PSB).


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.