Araruna
Resumo da última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Araruna/PB

Publicado em 02/12/2019 14:46

Na tarde desta sexta-feira (29/11) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Araruna/PB – Casa Nô Lima, sob a presidência do vereador Carlos Antônio de Sousa Teixeira, vulgo Toinho Natanael. Para a abertura, em conformidade com a Ordem do Dia, foi lida a ata da sessão anterior (22/11), como também ofícios, requerimentos e os projetos para a ordem do dia. 

 

 Veja resumo da sessão:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O primeiro vereador a discursar, Francisco Railton (Pepeta), iniciou agradecendo a Deus e desejando uma boa tarde a todos. Disse também ser favorável a todos os requerimentos apresentados. Desculpou-se ainda com a população ararunense se por algum momento não os satisfez. Finalizou desejando um bom final de semana a todos. 

 

A vereadora Maria de Lourdes (Lurdinha Odon) iniciou suas palavras saudando a todos. Parabenizou a emancipação política da cidade de Araruna no Paraná e contou um pouco sobre sua história, enfatizando também que sempre que Araruna-PB completa mais um ano, ela é lembrada. Acerca dos requerimento, a vereadora afirmou que está de acordo em votar no requerimento que pede o nome da aluna Maria Helena no Calçadão da cidade, em vez de nomear Professor Expedito. Já sobre um outro requerimento no qual pede o nome do popular “Chico Pé de Quenga” em uma sala, ela não acha adequado o apelido, mas sim o nome dela, só assim ela poderá votar, a favor de uma homenagem justa e respeitosa. Finalizou desejando um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos. 

 

O vereador Antônio Olinto iniciou saudando a todos. Iniciou agradecendo a Deus por estarem mais uma vez na sessão.  Disse ainda a vereadora Maria de Lourdes que quando falou sobre falsos atestados médicos colocados na Câmara Legislativa, foi em relação a outro período legislativo. Explanou um pouco acerca de seus requerimentos. Fez também um breve resumo sobre suas proposituras colocadas na Câmara Legislativa ao longo de seus três anos em trabalho legislativo. Finalizou agradecendo e desejando um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Parabenizou também o município de Araruna-Paraná.

 

O vereador Luís Martiniano iniciou dando boa tarde a todos. Disse inicialmente se sentir muito feliz por estar na luta pelo povo ararunense. Sobre as matérias em pauta, ele não se posiciona contra nenhuma matéria. Pede que sobre o nome da Academia, colocada pelo vereador Pepeta, ele votará, mas acredita ser melhor que esse projeto seja colocado em pauta quando pelo menos a obra seja iniciada. Agradeceu ao Padre Jardiel pelo convite de missa. Convidou os presentes para a Festa da Padroeira de Carnaúba no próximo dia 13 de Dezembro. Parabenizou também a cidade de Araruna-Paraná pelos seus 65 anos. Agradeceu a Deus por mais um ano de trabalho. Finalizou desejando as famílias ararunenses um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.  

 

O vereador Caio Ludgério iniciou sua fala saudando a todos e justificou o projeto de sua autoria, o qual requer o título de Cidadão Ararunense para Raimundo Leidimar que trabalha no município desde a abertura do curso de Engenharia Civil (2010) e tem feito grandes colaborações para o crescimento do município desde então. Desejou um ótimo final de semana e um 2020 de luz, paz e sabedoria. 

 

O vereador Adailson Bernardo iniciou saudando a todos os presentes. Sobre a fala da vereadora Maria de Lourdes parabenizando o município de Araruna-Paraná, ele concordou e sugeriu um voto de aplauso a cidade que completa 65 anos de emancipação política.  Falou sobre suas proposituras colocadas em pauta. Disse ainda que os embates políticos fazem parte da democracia, desde que sejam saudáveis. Sobre o projeto que nomeia o calçadão de Professor Expedito, ele está a favor e disse ainda que sua esposa perguntou a uma familiar do homenageado se de fato eles não gostariam que fosse colocado o nome no calçadão e esta mesma familiar disse não conhecer esse assunto. Sendo assim, estará a favor de nomear o Calçadão de Professor Expedito. Finalizou agradecendo a todos. 

 

Ao final da sessão o requerimento de voto de aplausos ao Prefeito Vital Costa e o requerimento que pede investigação nas invasões em escolas do município foram reprovados. Os demais requerimentos foram aprovados. Vale enfatizar que o projeto de que trata de nomear a sala de Assistência Social de “Chico Pé de Quenga” foi retirado de pauta para colocar o nome do homenageado em vez de seu apelido e ir para uma posterior votação. O projeto de que trata de nomear o Calçadão de Maria Helena foi reprovado. Os demais projetos foram aprovados. 

 

A sessão contou com a presença dos Vereadores: Adailson Bernardo, Antônio Olinto da Costa, Carlos Antônio de Souza Teixeira, Francisco Railton Neves Pontes, Antônio Bernardo de Sousa, Caio Ludgério, Maria de Lourdes Solano de Macêdo e Luís Martiniano. 


A republicação é gratuita desde que citada a fonte.

 

Foto: Divaldo Lima
Texto: Nayara Soares