Araruna
Veja o resumo da sessão ordinária da ultima sexata, 01 de março

Publicado em 07/03/2019 14:41 - Atualizado em 07/03/2019 14:41

Reprodução

Presidida pelo vereador Toinho Natanael, e também na presença do vice-presidente Jefferson Targino, aconteceu nesta sexta-feira (01) na Câmara Municipal de Araruna mais um sessão ordinária do Poder Legislativo, na presença dos vereadores Adailson Bernardo, Boró Bernardo, Naldo de Zé de Neco, Pepeta, Lurdinha Odon, Antonio Bidu e Luis Martiniano.

Conforme o regulamento da Casa, o inicío da sessão foi marcado pela leitura da ata da sessão anterior, os ofícios e requerimentos que que aconteceram no dia 15 (quinze) e 22 (vinte e dois) de fevereiro. Posteriormente foi lido os requerementos que seriam votados naquela sessão.

Veja resumo do que aconteceu na primeira sessão de março:

Para início dos discursos, a palavra foi dada ao vereador Luis Martiniano, onde o mesmo iniciou suas palavras rendendo um voto de pesar ao seu colega João Paulo. O parlamentar desejou aos presentes um bom feriado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em oportunidade dado ao vereador Adailson Bernardo, o mesmo iniciou seu discurso defendendo seus requerimentos apresentados, comentando a respeito do carro alugado pelo prefeito, o pagamento dos retroativos que ainda não foram pagos, o trânsito municipal, o retorno das atividades da escola no São José, criação de uma comissão da existência de cadeira de rodas dos PSF's do município, disponibilização de agentes de saúde, construção do calçadão que liga o Hospital a UEPB, criação de Comissão para a Escola do São José, o roço da PB 101 e PB 125 e o voto de pesar a Maria Daura de Sousa.

O vereador Naldo de Zé de Neco falou a respeito da situação que se encontra a Lagoa da Serra, destacondo seus requerimentos apresentados a situação da creches e escolas do Macapá, falando também a respeito do Projeto Raul Câmara que fora negado pelo Poder Executivo. Por fim mostrou-se favorável a todos os requerimentos apresentados. Destacou um futuro Projeto de Lei que será apresentado por sua autoria para dar nome a um órgao público municipal, pedindo apoio aos demais parlamentares presentes.

Em oportunidade o vereador Pepeta cobra faltas de serviços por parte do Poder Executivo, citando a falta de carroção dos tratores disponíveis no município, a falta de remédios e destacou um acontecimento da conquista de uma cirurgia de uma ararunense por intermédio do secretário Availdo Azevedo. O parlamentar também destaca sua posição favorável a todos os requerimentos apresentados na Casa.

Dada a palavra ao vereador Jeffeson Targino, o vereador inicia seu discurso agradecendo a Deus a aportunidade, destaca em uma de suas proprosituras a medida do vereador Adailson Bernardo a segurança no trânsito e relembra um projeto de lei que instituia a disciplina de educação no trânsito na rede municipal de ensino. O parlamentar também destaca sua posição favorável a todos os requerimentos apresentados na Casa. Onde também externou sua posição favorável ao grupo político do prefeito Vital Costa, partindo da oposição para a situação política ararunense.

Emendado ao discurso do vereador e vice-presidente Jefferson Targino, o presidente da Casa, Toinho Natanael usou da palavra para externar seu apoio ao posicionamento do seu colega parlamentar, o desejando boa sorte e deixando em aberto sua posição para os próximos dias. Juntamente representando a oposição, após as palavras do presidente, o parlamentar Adailson Bernardo também deixa o seu desejo de sucesso ao vereador Jefferson Targino e por fim o vereador Luis Martiniano também parabenizou o vereador por sua nova posição e deixando o convite para os demais colegas parlamentares para fazerem parte da situação política ararunense.

Prosseguindo com as palavras, foi dada a voz ao vereador Antonio Bidu, onde mesmo usou da sua oportunidade para comentar sobre o Projeto de Lei 033/2019, como relator. Falou também a respeito da sua posição favorável aos requerimentos apresentados. Tecendo comentários a respeito dos requerimentos apresentados. O vereador destacou a questão dos agentes de saúde da Comunidade na zona rural. Em oportunidade o vereador Adailson Bernardo destacou buscar soluções do problema desde a gestão passada e o vereador Luis Martiniano destacou também o seu  interesse em buscar solucionar o problema apresentado. Usando da palavra do vereador Antonio Bidu, o vereador Luis Martiniano explicou o motivo da  falta de distribuição de merendas nas escolas do município.

A seguir a palavra foi facultada a vereadora Lurdinha Odon, onde a mesma sauda a Casa e tece comentários sobre o voto de pesar a Maria Daura de Sousa e destacando seu posicionamento favorável a todos os requerimentos apresentados. A vereadora também destacou o Dia Internacional da Mulher, citando as repercussões negativas ocorridas nos últimos dias quanto aos casos com mulheres vítimas de violência.

Os vereadores Boró Bernardo e Toinho Natanael não fizeram uso da palavra.

Os requerimentos 046/2019 ao 070/2019 e parecer 001/2019 e 002/2019 foram aprovados pelos vereadores presentes na sessão ordinária do dia 01 de março de 2019.

 Veja o vídeo da sessão ordinária da Câmara do dia 01 de março de 2019: