Carros e motos
Veja 5 carros que foram modinha no Brasil

Publicado em 31/10/2019 10:03

Reprodução

Alguns carros caem na graça do público e se transformam em verdadeiros ícones pop. Podemos enumerar diversos modelos que fizeram muito sucesso em suas épocas e se transformaram em verdadeiros objetos de desejo. Eles são alavancados por músicas, filmes ou simplesmente uma nova modinha dos jovens.

A reportagem do iG Carros relembra cinco modelos que fizeram muito sucesso, ao ponto de se tornarem símbolos de moda . Acompanhe a lista.

1 - Suzuki Jimny (1998 - presente)

Suzuki Jimny
Divulgação
Suzuki Jimny é um dos carros mais longevos do mercado brasileiro. É fabricado em Goiás há 21 anos

Este foi o carro que deu o estalo para o nascimento da lista. O Suzuki Jimny está cada vez mais presente nas ruas de São Paulo, independentemente do ano. É difícil circular pela cidade e não cruzar com o jipinho aventureiro em suas andanças - mesmo nos dias úteis. Com este fenômeno, unidades que antes estavam no fundo das concessionárias começam a ganhar espaço entre os veículos mais badalados.

Lançado no Brasil em 1998, o Jimny conta com duas versões: o modelo nacional (feito em Goiás) e o importado Sierra (que vem do Japão). O Sierra, por sua vez, parte de R$ 103.990 e estreia a opção de câmbio automático de quatro marchas. A versão mais cara, 4Style, chega a R$ 122.990.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

2 - Hyundai Veloster (2011 - 2014)

Hyundai Veloster
Divulgação
Quem comprou um Veloster em 2011 precisou encarar uma grande fila de espera. Antes da polêmica, claro

Quem não se lembra do frenesi durante o lançamento do Hyundai Veloster no Brasil? O modelo foi importado pelo Grupo Caoa em 2011, aproveitando as vendas embaladas da primeira geração do i30 para chegar ao mercado com os dois pés na porta - tinha até fila de espera, tamanho o impacto que causou o visual ousado.

Mas o desenho arrojado e que chamou bastante atenção não estava de acordo com o desmepenho. O carro linha com motor 1.6 flex, que tinha apenas 128 cv,  o mesmo do HB20, um carro menor e mais leve.  O “hype” se tornou uma fama negativa para o Veloster, que acabou deixando o nosso mercado de forma discreta. Apesar da nova geração aparecer nos registros de patente do Brasil, a Caoa ainda não se moveu para lançá-lo.

3 - Chevrolet Camaro (2011 - presente)

Chevrolet Camaro
Divulgação
Astro do cinema, as vendas do Chevrolet Camaro foram alavancadas pelo filme 'Transformers', em 2009

Se o DeLorean se tornou um ícone dos anos 80 por ter sido alavancado pelo filme ‘De Volta Para o Futuro’, o Chevrolet Camaro viveu um caso semelhante com a série ‘Transformers’. O resultado foi muito bom para a GM, e pela primeira vez na história, o Camaro bateu o Mustang nas vendas nos Estados Unidos.

No Brasil, o esportivo ainda teve uma ajudinha extra da dupla sertaneja Munhoz & Mariano com o hit "Camaro Amarelo". Em 2012, o clipe oficial da música sobre uma herança que se transformou no esportivo da Chevrolet acumulou 37,2 milhões de visualizações no YouTube. Uma curiosidade que poucos sabem é que a canção não pegou bem dentro da General Motors.

4 - Honda Civic (2007 - 2011)

Honda Civic Si
Divulgação
A oitava geração também inaugurou a sigla Si, com 190 cv de potência e muita esportividade

O sedã médio da Honda teve muitas gerações de sucesso no Brasil, mas nenhuma delas se destacou mais que a oitava. Desde seu lançamento, a categoria deu um verdadeiro salto de tecnologia e estilo. Afinal, quem não queria um carro com painel parcialmente digital de dois andares?

Se hoje o Corolla é inatingível nas vendas, o Civic da oitava geração era o best-seller de sua época. Quando a nona geração foi lançada em 2012 com design mais conservador, muitas pessoas chegaram a apontar que o modelo anterior era mais bonito e descolado. Um carro que virou moda, e deixa saudades.

5 - Jeep Renegade (2015 - presente)

Jeep Renegade
Divulgação
Jeep Renegade virou moda entre os SUVs compactos. No ano passado, emplacou mais que todos os rivais

Finalizamos a lista com uma modinha recente. O Jeep Renegade tem personalidade própria e marcante entre os SUVs compactos. Enquanto HR-V, Creta e T-Cross parecem “automóveis”, o Renegade nunca abdicou sua natureza aventureira. O estilo retrô, faróis redondinhos e diversos easter-eggs espalhados pelo veículo fizeram o SUV cair na graça do público.

O setor de design da FCA explica que a Jeep tem um ‘DNA’ próprio e muito particular. A intenção é que uma pessoa qualquer possa olhar para um SUV da marca e saber do que se trata, independentemente do logotipo. O resultado disso? O Jeep Renegade  deverá fechar 2019 como o SUV mais vendido do Brasil.

Fonte: Carros - iG @ https://carros.ig.com.br/2019-10-30/carros-da-moda-veja-5-modelos-que-se-destacaram-no-brasil.html