Concursos e Empregos
UFCG e Unipê abrem 26 vagas para Residência Médica

Publicado em 08/01/2019 10:11

Reprodução

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras, e o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê abriram inscrições para o processo seletivo de ingresso no Programa de Residência Médica. Na UFCG em Cajazeiras, as vagas são destinadas à Unidade Acadêmica de Ciências da Vida (UACV). São ofertadas 26 vagas nas duas instituições.

UFCG (Cajazeiras)

As oito vagas disponibilizadas pela UFCG são na área de concentração Medicina Geral de Família e Comunidade, sendo seis para o município de Cajazeiras e duas para Uiraúna. Acesse o edital. 

Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 22 de janeiro, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A taxa custa R$ 300. O processo seletivo será realizado mediante aplicação de uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, de conhecimentos gerais em Medicina, constituída de 100 questões nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social/Saúde Coletiva. O exame será aplicado no dia 10 de fevereiro, das 8h às 12h, na cidade de Cajazeiras. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Os profissionais selecionados atuarão nas redes de saúde dos municípios, as quais incluem as unidades básicas de Saúde da Família das secretarias municipais de saúde de Cajazeiras e de Uiraúna, o Posto de Assistência Primária à Saúde (PAPSUFCG), o Hospital Regional de Cajazeiras, o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello (HUJB-UFCG), a Policlínica Orcino Guedes, o Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência (SAMU) de Cajazeiras e a Rede de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPSad, CAPSi, Residência Terapêutica), além de atividades de extensão em comunidades rurais do semiárido paraibano.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Unipê (JP)

São ofertadas 18 vagas, sendo cinco para a especialização em Clínica Médica, três para Ginecologia e Obstetrícia e dez para a residência em Medicina de Família e Comunidade. As inscrições custam R$ 400 e podem ser feitas até as 12h o dia 20 de janeiro no siteVeja o edital.

Para se candidatar aos PRMs, os candidatos devem possuir diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação em Medicina, emitido por uma IES reconhecida pelo MEC. Ainda é necessário possuir inscrição definitiva ou provisória no CRM-PB, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de ter aptidão física e mental para o exercício das atividades.

Após a inscrição online, os candidatos deverão entregar, até o dia 20 de janeiro, uma documentação exigida no edital publicado no site. Os documentos são cópias legíveis do RG, CPF, do Histórico Escolar fornecido pela IES, do diploma ou declaração de conclusão de curso até a data de início do Programa escolhido, além de uma fotografia 3×4 colorida.

Outros documentos são: declaração de participação no Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica, no caso de ter participado deste programa; e declaração ou certificado de conclusão de Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade, no caso de ter concluído este PRM.

A entrega destes documentos poderá ser feita via Sedex, pessoalmente ou por terceiros. Por Sedex, o envio deve ser realizado com Aviso de Recebimento para a Secretaria da Comissão de Residência Médica – Coreme do Unipê, localizada no Complexo Laboratorial e Clínica-Escola Florence Nightingale, no Campus da Instituição, em BR-230, Km 22, Água Fria, João Pessoa – PB, Caixa Postal: 318, CEP: 58.053-000. A entrega pessoal ou por procuração deverá ser feita nos dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

A divulgação do número de candidatos inscritos e o envio do Cartão de Convocação para o exame da seleção serão realizados no dia 24 de janeiro. O processo seletivo será feito por meio de um exame de conhecimentos com uma Prova Objetiva, que ocorrerá no dia 27 de janeiro, no Campus do Unipê. A prova terá 50 questões que abordarão temas sobre Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia e Medicina Social e Preventiva/Medicina de Família e Comunidade, sendo 10 questões de cada área de conhecimento.

O Gabarito Oficial Definitivo e o resultado final serão divulgados no dia 4 de fevereiro. A matrícula dos aprovados deverá ser realizada no dia 8 de fevereiro, das 8h às 18h, na Coreme. Os programas iniciarão no dia 1º de março.