Cotidiano
Consultoria de imagem e a interferência na comunicação visual

Publicado em 17/06/2019 22:29

Reprodução

Você já parou pra pensar no dito popular ‘a primeira impressão é a que fica’? A psicologia explica isso e diz que a mente humana, mesmo que de forma inconsciente, tem o poder de moldar informações a respeito da imagem detectada. Por isso as pessoas se preocupam tanto com a aparência.

A roupa é o cartão de visitas. Ela revela o comportamento, a personalidade e até o posicionamento profissional. Diante disso, a consultoria de imagem e estilo tem ajudado, principalmente mulheres, no autoconhecimento e na comunicação visual.

A consultoria de imagem e estilo não trabalha diretamente com a moda, apesar de trabalhar a aparência; ela tem o intuito de garantir identificação visual.

O serviço tem crescido em João Pessoa e o público que mais tem procurado esse serviço é formado por mulheres, que querem expressar da melhor forma a personalidade, os gostos ou até mesmo se apresentar melhor como profissionais.  A consultoria tende á buscar na imagem o equilíbrio entre estilo de vida, crenças e valores.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na prática

O trabalho da consultoria tem como base a autoestima e o autoconhecimento e tem início com uma conversa entre cliente e consultora sobre o cotidiano do cliente, entrega de questionários e exercícios. Depois, a análise do guarda-roupa. Daí é feita a apresentação da proposta de identidade visual pelo  profissional. O próximo passo é a revitalização do guarda-roupa, com idas ao shopping, aulas práticas no provador e combinação de peças.

O profissional vai ajudar o cliente a ter um guarda-roupa mais funcional, com peças que valorizem o corpo, tom de pele, que ajudem a expressar o estilo e para todas as ocasiões.

Público

Para falar sobre o assunto, o Portal Correio conversou com a consultora de imagem e estilo, Patrícia Prudente. Ela estudou e trabalhou como figurinista e estilista para produtoras de cinema e revistas de moda. Especializada em Consultoria de Imagem e Cores pela Instituição  Belas Artes, em São Paulo, explica o que é, qual objetivo da consultoria, público alvo e como é feita a consultoria.

Patrícia explica que não é um serviço voltado apenas para quem tem alto poder aquisitivo ou para artistas. Com o foco em atingir os níveis financeiros, a modalidade tem ganhado formas diferentes para alcançar mais pessoas e não fica exclusivamente para mulheres, existe também consultoria para homens e para empresas.

Vantagens da consultoria

Comprar é um dos prazeres mais comuns entre os hábitos. A busca pelo o que está na moda é constante. A influência pela redes sociais leva as pessoas a uma corrida para “estar sempre na moda”. A consequência disso é a frustração de não se encaixar no que “todo mundo está vestindo” e a comprar algo que não irá ser usado.

Você também já deve ter ouvido alguém dizer “Eu não tenho o que vestir”. Além do autoconhecimento e melhor expressão, a consultoria incentiva o consumo consciente. Ela faz o cliente observar a relação de compra e venda. Comprar apenas o que o cliente gosta e o que se encaixa no perfil dele.

Assista abaixo à entrevista para entender mais sobre consultoria de imagem.