Direito e justiça
Procon-JP alerta para ‘golpe da visita domiciliar’ na quarentena

Publicado em 28/03/2020 09:32

Reprodução

O Procon-JP alertou sobre um golpe que tem sido posto em prática durante o período de isolamento domiciliar devido à pandemia de novo coronavírus. Na tentativa de ter acesso a residência de seus alvos, criminosos estão se passando por servidores da Saúde e da Vigilância Sanitária ou de empresas prestadoras de serviços como água, luz e telefonia.

O secretário Helton Renê orienta a todos que nesse período de quarentena nenhum serviço público a domicílio está funcionando de forma rotineira. “Quando alguma medida é tomada para eventual visita, como a vacinação dos idosos que se encontram acamados, é amplamente divulgada e é realizada através de agendamento por telefone”, destaca.

Quanto a serviços como água, luz e telefone direto ao público, estes não estão sendo realizados de forma corriqueira. “Essas concessionárias estão trabalhando apenas internamente. Portanto, só abram a porta para qualquer tipo de serviço se você fez um contato antes. Nesse momento em que a população está assustada, sempre vai ter alguém para se aproveitar”, disse Helton Renê.

Internet

Outra tentativa de golpe recorrente usa como meio a internet. Golpistas estão usando a internet com mensagens de promoções para pegar os dados pessoais e usá-los de forma criminosa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100
ANÚNCIE AQUI

“Não responda e nem abra links que você não conhece. Na verdade, nesse momento de reclusão, só compre o estritamente necessário e em sites de compras, seja para feira ou para outros produtos, que você já conhece. Na dúvida, ligue para ter certeza, tanto em relação a serviços que chegam à residência ou pela internet”, indica Helton Renê.