Educação e cursos
Gira Mundo Professores: divulgado resultado para Finlândia e Espanha

Publicado em 17/08/2019 10:14

Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado final da seleção dos professores efetivos da Rede Estadual para o programa Gira Mundo Professores para Finlândia e Espanha, e as vagas remanescentes para Israel. Em 2019, o programa está ofertando 104 vagas para professores efetivos da Rede Estadual de Ensino para formações na Finlândia, Israel e Espanha.

Veja aqui o resultado para Espanha.
Veja aqui o resultado para Finlândia.

As vagas são divididas entre quatro instituições parceiras, sendo 30 bolsas para Häme University of Applied Sciences (HAMK) e 30 bolsas para Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia. Para a Mondragon Unibertsitatea, na Espanha, são 14 vagas.

Entre as vagas para as universidades finlandesas (HAMK e TAMK), 20 estão disponíveis no edital voltado para professores que já participaram do Programa para realizarem o curso de ‘Formação de Formadores’ na Finlândia por um mês, cujo resultado para vagas remanescentes será publicado dia 28 de agosto.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para Israel são 30 bolsas, 15 para o Kibbutz Ketura e 15 bolsas para o Kibbutz Lotan, cujo resultado final já foi divulgado no dia 22 de julho e a lista com os selecionados nas vagas remanescentes para Israel está disponível.

A formação na Espanha, novidade do Programa, terá duração de dois meses,nos quais os professores selecionados irão desenvolver atividades de formação com ênfase no modelo educativo cooperativo, educação integral e inclusiva e contextos cooperativos de formação. Os participantes receberão bolsa auxilio, instalação em uma residência universitária e seguro saúde pelo período da formação custeados pelo Programa.

Já os consolidados programas de formação desenvolvidos na Finlândia e em Israel seguem com o formato anterior, no entanto, aproximando-se cada vez mais das demandas da Educação Básica da Paraíba. A formação na Universidade de HAMK, na Finlândia, tem a duração de dois meses, enquanto a de Israel, e em TAMK, Finlândia, a duração é de um mês.