Entretenimento
Espetáculo ‘A cabeça’ estreia no Teatro Lima Penante

Publicado em 07/05/2019 22:35

Reprodução

Nesta terça-feira (7), às 20h, estreia no Teatro Lima Penante o espetáculo ‘A Cabeça’, livremente inspirado no conto homônimo de Lia Neiva, realizado pela turma de estudantes do 6° período do Bacharelado em Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A peça segue em cartaz nos dias 13 e 14, em duas sessões diárias, às 14h e às 20h, sempre no Teatro Lima Penante. Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$10 (inteira) e R$5(estudante). A classificação etária é livre.

O espetáculo retrata a história de um antigo museu de ex-votos, aquelas oferendas feitas aos Santos após a graça alcançada, localizado na cidade de Córrego dos Ratos. Uma cabeça, preocupada com o abandono do velho museu onde ela está exposta, reflete sobre como retomar os tempos de glória, da época em que os milagres de Santa Rita de Cássia eram a principal solução para todo tipo de problema, desde uma dor de cabeça insistente a uma ferida sem cura. Junto com outras cabeças, pernas, orelhas, mãos e pés, também relegados ao ostracismo, a cabeça propõe um movimento coletivo, no qual as partes empoeiradas possam unir-se em busca de um objetivo comum.

Este cenário de caos, esquecimento e abandono é o pano de fundo para os atores exporem sua própria realidade enquanto fragmentos de uma sociedade caótica, onde a religião termina por ser vista como única saída possível, muitas vezes meio de manipulação e poder. Sem perder a fé, os atores desvelam suas fragilidades e convidam o público a refletir sobre o seu lugar no meio, sua liberdade de ser e se expressar, e o convocam para reagir às diversas formas de opressão presentes na sociedade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Realidade fantástica

Misturando realidade fantástica, com música, dança e algumas pitadas de humor, a reflexão é proposta ora sutilmente, ora de forma mais contundente, com ironia e acidez.

O espetáculo é o espaço onde os estudantes do curso de Bacharelado em Teatro da UFPB exercitam na prática os conhecimentos adquiridos na academia. A montagem, fruto da disciplina de Estágio, com coordenação e Preparação Vocal da Profa. Dra. Adriana Fernandes, Preparação Corporal da Profa. Dra. Líria Morays, tem a direção de Cely Farias com a assistência de Kassandra Brandão.

No elenco estão: Felipe Belo, Flávia Espinosa, Hellen Barreto, Melquisedec Abrantes, Pattrícia de Aquino, Tarciana Gomes e Tatá Ferreira. O figurino é assinado por Luna Alexandre, a maquiagem por Naiara Cavalcanti, o cenário por Polly Farias, os adereços pelo grupo, a iluminação por João Batista e a trilha sonora por Adriana Fernandes e Bruno Marinheiro.