Entretenimento
Festival do Abacaxi reúne show, gastronomia e workshops, em JP

Publicado em 06/11/2019 22:47

Reprodução

Quem passar pela Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, a partir desta quinta-feira (7), vai encontrar uma vasta programação cultural, gastronômica e artística, além de contar com abacaxis sendo comercializados a preços mais acessíveis. Isso porque inicia o I Festival do Abacaxi da Cecaf. Veja a programação.

O evento se estende até o sábado (9) e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi, que hoje é um dos principais produtos da agricultura estadual e proporciona inúmeros benefícios à saúde.

Nesta quinta, a programação tem início às 5h, com a abertura da tradicional feira da agricultura familiar. Às 7h está prevista a apresentação do grupo de xaxado Reaprendendo a Viver.

Às 9h começa a apresentação da Companhia Helohim de Dança: lavadeiras do Sertão. A partir das 9h10, acontece simultaneamente as Oficinas Criativas João Pessoa Artesã de crochê básico e ponto russo, que também acontecem à tarde. Às 10h, o show da Banda Tuareg’s agita agricultores e clientes e no mesmo horário acontece o show gastronômico da chefe Rita Patrícia. Às 11h30 haverá ainda o sorteio de kits Abacaxis para clientes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“O evento chega para somar ao nosso calendário de atividades e pretende potencializar o lucro dos agricultores familiares, cozinheiras e artesãos nessa reta final do ano. A Paraíba é produtora em potencial de abacaxi e aqui a gente conta com produtores rurais de várias áreas que trabalham com esse fruto. A nossa expectativa é que o evento consiga tanto êxito quanto o nosso Festival do Milho, que já faz parte do calendário pessoense”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

A Cecaf conta com 132 agricultores familiares de 23 municípios paraibanos. No local são comercializados produtos como frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, comercializados a preços acessíveis para o consumidor. Também é possível encontrar produtos orgânicos.

Workshops

Durante o evento serão ministradas oficinas de crochê e ponto russo, coordenadas pela SPPM. As inscrições são gratuitas e para se inscrever, basta procurar a Cecaf, no José Américo, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, levando RG, CPF e comprovante de residência. Ainda há vagas. Também é possível se inscrever na sede da Secretaria, no Paço Municipal, levando a mesma documentação, em horário de expediente, das 8h às 17h.