Entretenimento
Programação do Palco Giratório tem espetáculos e oficinas

Publicado em 25/10/2019 08:25

Reprodução

A programação do Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, que chega a João Pessoa e Campina Grande neste mês, inclui espetáculos teatrais e oficinas. As atrações são gratuitas e contemplam tanto o público adulto quanto crianças. O projeto é realizado pelo Sesc.

Um dos espetáculos que integram esta etapa na Paraíba é Traga-me a cabeça de Lima Barreto, da CIA dos Comuns (RJ), inspirada livremente na obra de Lima Barreto, especialmente em Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos. A peça é um monólogo teatral, com interpretação de Hilton Cobra, autoria de Luiz Marfuz e direção de Fernanda Júlia, que reúne trechos de memórias impressas em suas obras. A peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas. A apresentação em João Pessoa acontecerá no dia 26 de outubro, no Theatro Santa Roza às 19h. Em Campina Grande, a apresentação, dia 28 de outubro, será no Cine Teatro Sesc, às 20h. A classificação indicativa é 14 anos.

A oficina da CIA dos Comuns, Iná Ikannú, que significa fogo e fúria, será ministrada por Fernando Santana, que é ator e dramaturgo. A oficina, pela via do teatro, promove exercícios de improvisação, expressão corporal e dramaturgia. Este encontro abrange outras ações, como criação de textos teatrais, preparação vocal para a cena, princípios básicos da mímica corporal dramática e capoeira, buscando priorizar a liberdade criativa do participante sem a preocupação de erros, acertos ou julgamentos. A oficina acontece no dia 25 de outubro, das 18 às 22h, no auditório da Fecomércio, em João Pessoa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

O segundo espetáculo apresentado nesta etapa é Chocobrothers, do grupo homônimo, de São Paulo. É um espetáculo divertido, que agrada a todo tipo de público. Combina diferentes técnicas circenses, como barra fixa, malabarismos e equilíbrio, com grandes doses de humor. O cenário autoportante funciona também como base para os números acrobáticos. Conta, ainda, com uma trilha sonora muito especial, composta por músicas dos anos 70. O grupo Chocobrothers (SP) se apresenta no Theatro Santa Roza, em João Pessoa, no dia 30 de outubro, às 15h. A classificação é livre.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

A oficina Acrobacias e Técnicas Mistas, ministrada pelo grupo Chocobrothers, pretende dar bases acrobáticas, de palhaçaria e malabares para iniciantes nas artes circenses. Os participantes irão experimentar acrobacias de solo, mão-a-mão, acrobalance, cascatas e palhaçaria. O conteúdo de cada uma das técnicas poderá ser adaptado conforme as aptidões gerais dos participantes. A atividade acontecerá no dia 29 de outubro, das 18h às 22h, no auditório da Fecomércio. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas no link.

Atração local, o Grupo Los Iranzi apresenta o espetáculo Caminhão de Palhaços, uma montagem inspirada na tradição do circo brasileiro. Através do palhaço popular e de elementos importantes, como perna-de-pau, malabares, pirofagia e canções populares, faz o resgate de uma linguagem que compõe uma brincadeira simples, pura e verdadeira. Bebendo nas manifestações dos folguedos nordestinos, o espetáculo é composto por riqueza de elementos do reisado, cavalo-marinho e bumba-meu-boi. A apresentação acontece no dia 29 de outubro, às 15h, no Theatro Santa Roza.

Para mais informações sobre Palco Giratório, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (83) 3612-7615. O auditório da Fecomércio está situado ao lado do Sesc Centro, na rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro. O Theatro Santa Roza fica na Praça Pedro Américo, também na capital. Já o Sesc Centro Campina Grande fica na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antonio.