Entretenimento
Projeto Estacine exibe a mostra ‘Expressionismo Alemão’Projeto Estacine exibe a mostra ‘Expressionismo Alemão’

Publicado em 07/11/2019 21:38

Reprodução

Seguindo com a programação mensal de exibição de filmes gratuitos que estão fora do circuito comercial, o projeto Estacine deste mês de novembro traz para o público, nos sábados, começando neste dia 9, a mostra ‘Expressionismo Alemão’, com filmes dirigidos pelo diretor F.W. Murnau.

Friedrich Wilhelm Murnau (1888-1931) iniciou sua carreira no cinema em 1919, e foi um dos mais importantes realizadores do cinema mudo, do cinema expressionista alemão e do movimento Kammerspiel. Um dos filmes mais importantes de Murnau foi “Nosferatu” (1922), que incorporou inovações técnicas e efeitos especiais, a exemplo da imagem em negativo de árvores brancas sobre o céu negro, rompendo com os modelos cenográficos da época, no estilo “O Gabinete do Dr. Caligari”, outra obra marcante do expressionismo.

Tão importante quanto “Nosferatu” na filmografia de Murnau, e com roteiro de Carl Meyer, é o longa “A Última Gargalhada” (Der letzte Mann, 1924), que firmou a reputação de F. W. Murnau como um grande cineasta.

As exibições acontecem sempre no Mini auditório 3 da Estação das Artes – anexo da Estação Cabo Branco, a partir das 15h. O público deve ficar atento à classificação indicativa de cada filme.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira a programação:

09/11 – Sábado, 15h

Filme: “Nosferatu” / “Nosferatu”, Eine Symphonie des Grauens (ALE,1922)

Duração: 1h34m

Idioma: Mudo

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Gênero: Fantasia e terror.

Direção: F. W. Murnau

Sinopse: Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico, cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. Este, na verdade, é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, na Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente, quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

16/11 – Sábado, 15h

Filme: “A última gargalhada”/ “The Last Laugh”(ALE,1924)

Duração: 1h27m

Classificação indicativa: Livre

Idioma: Mudo

Gênero: Drama

Direção: F. W. Murnau

Sinopse: O idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo, o rebaixando para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.

23/11 – Sábado, 15h

Filme: “Aurora” / “Sunrise: A Song of Two Humans” (EUA, 1927)

Duração: 1h34m

Idioma: Mudo

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Gênero: Drama e romance

Direção: F. W. Murnau

Sinopse: Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor. Vencedor de 3 Oscar, incluindo o de melhor atriz para Janet Gaynor (Nasce uma Estrela), Aurora é uma obra poética de grande beleza plástica, repleta de cenas inesquecíveis.

30/11 – Sábado, 15h

Filme: “Tabu” / “Tabu: A Story of the South Seas” (EUA,1931)

Duração: 1h24m

Idioma: Mudo

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Aventura e romance

Direção: F. W. Murnau

Sinopse: Matahi e Reri são dois jovens nativos de Bora-Bora que estão apaixonados um pelo outro. Com o falecimento da virgem sagrada dos deuses, que mantêm a unidade cultural das ilhas da Polinésia Francesa, Reri é escolhida como substituta pelo chefe de Fanuma, senhor de todas as ilhas dos mares do sul, e passa a ser chamada de Tabu, o que significa que ela está interditada para os desejos masculinos, sob pena de morte ao homem que violar a lei.