Esporte
Botafogo conhece adversários da Copa do Nordeste 2019

Publicado em 05/10/2018 00:09

Reprodução

O Botafogo já conhece os adversários da Copa do Nordeste do próximo ano. Único representante paraibano no torneio regional, o Alvinegro da Estrela Vermelha ficou no Grupo B e enfrentará Santa Cruz-PE, Vitória-BA, Fortaleza, CRB-AL, Sampaio Corrêa-MA, Sergipe, Salgueiro-PE e Altos-PI.

Diferente das temporadas anteriores, apenas o Botafogo representará a Paraíba na competição. É que apenas o campeão estadual tem vaga garantida e o Campinense, que poderia ser a segunda equipe no torneio, acabou sendo eliminada na seletiva para o CRB de Alagoas, mesmo vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, mas perdendo o segundo por 3 a 1.

Em relação a este ano, o Belo reencontrará apenas o Altos, pelo menos nesta primeira fase. Bahia e Náutico que foram adversários do Botafogo na fase de grupos do ano passado agora não se enfrentarão neste primeiro momento, por causa da mudança na fórmula de disputa.

Mudanças

O Nordestão 2019 será diferente: a fase de grupos será mais longa e as 16 equipes serão divididas em duas chaves de oito. Os clubes enfrentam os adversários da outra chave, com apenas partidas de ida, e os quatro melhores colocados se classificam para a próxima fase.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As quartas de final e semifinal também foram modificadas. Diferentemente das outras edições, as duas fases serão em jogo único, com o mando de campo para quem tiver a melhor campanha. Somente a final acontecerá em duas partidas.

Copa do Nordeste

A competição voltou a ser jogada em 2013. Ficou com o mesmo regulamento por dois anos: 16 clubes, em quatro grupos, e mata-mata a partir das quartas de final.

Em 2015, passou a ter 20 clubes separados em cinco grupos, mas ainda com quartas de final. Foi assim até o ano passado. Em 2018, reduziu apenas a quantidade de clubes e voltou a ser com 16.

Para o próximo ano, mudança na forma da fase de grupos. Apenas duas chaves, com oito clubes. Serão oito partidas para cada um na primeira fase. Antes, eram seis.

O calendário do futebol brasileiro foi divulgado esta semana pela CBF, mas no documento não constam as datas do Nordestão, que devem ser divulgadas nos próximos dias.

*Texto de Raniery Soares, do Jornal Correio


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.