Paraíba
Energisa alerta para cuidados dos trabalhadores da construção

Publicado em 12/11/2018 16:44

Reprodução

Os trabalhadores do setor da construção civil precisam ficar atentos a uma série de cuidados na hora do serviço. Um deles é relacionado a energia elétrica. Devido a isto, a Energisa listou uma série de medidas que devem ser tomadas por estes profissionais no momento do seu ofício.

Segundo o coordenador de manutenção da empresa, Sidney Lopes, é importante que os trabalhadores prestem atenção em uma série de fatores. Ele ressalta que há cuidados diferentes a depender da tensão que se tenha na rede.

“A gente tem as redes elétricas, que transmitem a energia através das fiações. É sempre importante das pessoas terem cuidado quando forem fazer construção próximas a elas. Há diferentes níveis de tensão, algumas não é necessário nem tocar na rede para ser energizado”, alertou.

Ele informou ainda que a Energisa está atualmente com uma campanha de divulgação de segurança em parceria com a Abrade, que está levantando o alerta sobre os cuidados que se deve ter com as redes elétricas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira as dicas da Energisa:

– No canteiro de obras é um risco fazer improvisos e gambiarras: coloque fita isolante nas emendas entre fios para evitar curto-circuito, não amarre fios em partes metálicas e não deixe fios elétricos no chão sem a devida proteção;

– As construções devem respeitar a distância mínima de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical;

– No momento da construção, os andaimes devem considerar as mesmas distâncias de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical;

– Tenha cuidado ao manusear objetos metálicos (vergalhões, escadas, réguas, andaimes e outros). Evite tocá-los ou aproximá-los da rede elétrica;

– Tenha cuidado ao operar caminhões com caçamba, guindastes, betoneiras e escavadeiras próximas à rede elétrica.

– Nunca utilize aparelhos elétricos com mãos e pés molhados. A água conduz eletricidade e você pode sofrer um choque elétrico. Também é importante que você não abra equipamentos eletrônicos.

– Toda instalação elétrica deve ser feita por eletricista profissional e ele deve sempre desligar a chave geral do medidor.

Mais informações podem ser obtidas através do site da Energisa.