Política
PTB focará nos 10 maiores municípios da PB; veja possíveis estratégias em CG e JP

Publicado em 03/07/2019 09:55

Reprodução

PTB larga na frente rumo a 2020. Na próxima semana, o presidente estadual, deputado federal Wilson Santiago vai reunir o Diretório Estadual e decidir um plano que inclui reestruturação da legenda e novas filiações. Seu filho o líder do blocão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Wilson Filho já disse que a meta do seu partido na capital é se o ex-governador Ricardo Coutinho não quiser disputar a prefeitura da capital, entrar na disputa pela majoritária.
Wilson pai destacou que visa principalmente os maiores municípios. Os 10 com mais eleitores, por exemplo, detêm 43,25% dos votos do Estado. São 1.243.486 votantes, dos 2.874,874 registrados nos 223 municípios. “Nas eleições de 2016 o PTB ficou entre os cinco maiores partidos da Paraíba (elegeu 17 prefeitos). Em 2018 aumentamos a representação na ALPB (elegeu três deputados). Vamos seguir trabalhando”, disse Wilson.
O deputado estadual Wilson Filho (PTB) lembrou que seu partido deve continuar marchando ao lado do agrupamento socialista em 2020, inclusive apoiando o nome do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) caso ele concretize a candidatura à sucessão municipal na Capital do Estado.
“É a tese (de alinhamento com Cartaxo) que perdeu em 2016. Nós colocamos em debate e perdeu. Em 2018 continuou vencendo a tese de alinhamento com o governo do PSB, com o candidato do PSB. E em 2020, quando chegar lá, nós iremos debater. Hoje a tese bem majoritária é de alinhamento com o grupo liderado pelo PSB. Mas, logicamente, tendo, a princípio, o ex-governador Ricardo Coutinho como candidato. A partir da ideia ou do entendimento do próprio ex-governador”, ressaltou.
O parlamentar estadual, todavia, adiantou que, caso o ex-governador Ricardo Coutinho opte por não disputar o pleito municipal, o PTB projetará a participação na majoritária, com mais protagonismo. “Caso Ricardo não queira ser candidato, não deseje mais pleitear eleição municipal, o PTB, como já projeta agora a participação na majoritária, projetará ainda com mais protagonismo”, ressaltou.
Em Campina Grande, o PTB estuda atrair um vereador campinense e formar um grupo forte para as eleições proporcionais na cidade. O partido deve fechar na cidade para a majoritária junto ao agrupamento político do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).