Política
Saiba qual coligação proporcional tem mais candidatos na PB

Publicado em 09/08/2018 21:57 - Atualizado em 09/08/2018 21:57

Reprodução

Passados alguns dias do prazo final das convenções e restando seis para a apresentação de toda a documentação necessária para que os candidatos homologados possam solicitar o registro à Justiça Eleitoral, as direções partidárias correm contra o tempo para organizar tudo e ajustar a proporção de gênero (30% e 70%), conforme a legislação específica. Segundo as atas registradas no site da Justiça Eleitoral, os partidos homologaram 584 candidaturas aos cargos de deputado federal e estadual para a eleições deste ano na Paraíba.

 

Até a próxima quarta-feira, tudo deve estar formalizado para que os pedidos de registro possam ser analisados pelos juízes eleitorais. A campanha de rua terá início em 16 de agosto, mas a validade do registro será definida pelos magistrados da Corte Eleitoral.

A coligação com o maior número de candidaturas homologadas para a disputa por cadeiras na Câmara dos Deputados foi “A força do trabalho 2” (PMN, PPS, Avante, Pros e Rede), com 27 candidatos - sendo 19 homens e oito mulheres. Em seguida vêm, com 24 candidaturas cada, ‘A força do trabalho 1’ (PSB, PDT, PT, PTB, PRB, Podemos, PCdoB e Democratas); ‘Força da esperança 3’ (DC, PRTB e PSL); e ‘Porque o povo quer’ (MDB, PR e Patriota).

Para a Assembleia. Na disputa pelas 36 cadeiras na Casa Epitácio Pessoa, a maior coligação em candidaturas é ‘A força do trabalho 3’ (PSB, PDT, PRB, PTB, Podemos, PCdoB e PRP), com 80 nomes - 57 homens e 23 mulheres. Em seguida, vem ‘A força do trabalho 4’ (PT, Avante e Pros) com 77 postulantes. Em terceiro, está a ‘Força da Esperança 2’ (PV, PSDB, PP, PSD, PSC, PTC, PHS) com 65.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Araruna1 | O portal de notícias de Araruna e Região não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.