Saúde
Coletas externas, caravanas e ações educativas marcam mês do doador no Hemocentro

Publicado em 01/11/2019 11:18

Reprodução

Com o tema “Doador por Amor” o Hemocentro da Paraíba realiza, neste mês, uma extensa programação voltada para sensibilizar a população para a importância da doação regular de sangue. Serão realizadas três coletas externas, nove caravanas solidárias e ações educativas, além das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Farias, as ações buscam reforçar as doações para o fim de ano, época em que os estoques de sangue tendem a diminuir. “Com a aproximação do período de baixa nos bancos de sangue de todo o Brasil, que se inicia no período natalino e vai até o carnaval, estamos trabalhando com muito empenho para garantir que o nosso Hemocentro atenda à todas as demandas adequadamente”.

Em novembro, as coletas externas serão realizadas nos dias 21, 26 e 30, respectivamente, na Escola Municipal Daura Ribeiro, no município de Pedro Régis; no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e no Centro Espírita Viana de Carvalho, também na capital paraibana. Todas as coletas serão das 8h às 16h.

Em relação às Caravanas Solidárias – serviço de translado de que o Hemocentro disponibiliza para grupos de candidatos à doação de sangue – elas acontecerão ao longo de todo o mês com vários parceiros.

No dia 5, a Caravana Solidária irá buscar alunos e servidores na Universidade Federal da Paraíba, saindo, às 8h, do Centro de Ciências Jurídicas, e no dia 6, partirá do Centro da Saúde, também às 8h.

“O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para doação de sangue. Quem estiver interessado em ser doador é só comparecer ao local da Caravana munido de um documento original e oficial com foto, estar alimentado e descansado”, esclareceu à coordenadora.

Já nos dias 9, 16, 18 e 29, acontecerão Caravanas Solidárias com os integrantes da Igreja Universal, partindo das unidades da avenida Epitácio Pessoa, de Bayeux, de Mangabeira, e de Tibiri, respectivamente. “A Igreja Universal tem sido uma importante parceira para construção da cultura de doação regular de sangue. O representante da igreja procurou o Hemocentro e firmou a parceria para o mês de novembro. Esperamos contar com a adesão de muitas pessoas. É importante lembrar que sangue para quem doa é um gesto e para quem recebe é uma esperança de vida”.

Outra importante ação programada para este mês será as comemorações alusivas ao Dia do Doador, no dia 25. A programação do evento está em fase de conclusão, mas deverá contar a realização de um passeio ciclístico, no dia 24, partindo da Praça da Independência em direção ao Busto de Tamandaré. Os detalhes do evento serão divulgados em breve.