Saúde
Jejum em dias alternados faz perder 3,5 quilos em um mês

Publicado em 31/08/2019 19:38

Reprodução

Fazer jejum não é para todos. Mas, para aqueles indivíduos saudáveis e que aguentam passar muitas horas sem comer, o método é uma excelente forma de emagrecer, indica um estudo publicado no periódico científico Cell Metabolism. 

 

A pesquisa mostrou que ficar 36 horas sem comer algumas vezes por semana ajuda a perder peso, mas é necessário intercalar o próximo jejum com períodos de doze horas para comer adequadamente (inclusive alguns alimentos mais calóricos).

Os resultados mostraram que a prática, denominada de jejum de dias alternados (ADF, na sigla em inglês), promove a restrição calórica em 35% e ajuda na perda de, pelo menos, 3,5 quilos em quatro semanas.

De acordo com os investigadores, a eficiência da dieta pode estar associada ao fato do organismo humano estar acostumado a longos períodos de jejum seguidos de excessos alimentares, já que os nossos ancestrais não tinham uma rotina alimentar determinada e comiam quando era possível.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“A elegância da dieta está no fato de não exigir que os participantes contem as refeições que ingerem e calorias: simplesmente não comem nada por um dia”, comentou Thomas Pieber, principal autor do estudo, à revista Time.

Apesar disso, os pesquisadores ressaltaram que ninguém deve iniciar a dieta sem consultar um especialista, já que nem todas as pessoas estão em condições de se submeter a uma restrição calórica tão extrema. A equipe ainda salientou que mais estudos são necessários para entender os mecanismos que tornam o jejum de dias alternados tão eficiente.