Saúde
PMJP alerta pais para cuidarem da saúde bucal dos filhos

Publicado em 12/01/2020 20:05

Reprodução

A Prefeitura de João Pessoa alerta pais para que aproveitem o período de férias e cuidem da saúde bucal dos filhos. Segundo a gestão, na rede municipal, os pais têm acesso a dentistas para as crianças por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

Para as crianças, nas unidades são realizadas ações de aplicação tópica de flúor, extração de dentes, remoção de placas, aplicação de selantes, escovação supervisionada e orientação de higienização bucal. Em casos mais graves, os pequenos podem ser atendidos nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados nos bairros de Mangabeira, Cristo, Jaguaribe e Torre. Durante o ano letivo, por meio do Programa Saúde na Escola, os alunos recebem os profissionais nas escolas para palestras e distribuição de creme dental e escova, além da aplicação de flúor.

De acordo com a dentista da USF Mandacaru IX, Cristina Pires Jurema, nas unidades de saúde é ensinada a melhor forma de prevenção e cuidado da saúde da boca no dia a dia, independente de adoecimento.

“Desde pequenos devemos começar a parte educativa, como foco sempre na prevenção, para que a criança aprenda a cuidar e saiba a importância da higiene do dente e da boca para a saúde em geral e essa criança se torne um adolescente com bons hábitos e um adulto que sempre se cuida para prevenir”, explica a dentista.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

De acordo com a dentista Cristina Pires Jurema, não existe uma idade específica para ir pela primeira vez ao dentista e que o cuidado com a saúde bucal infantil deve começar desde cedo, antes até do nascimento. “É importante que a gestante cuide de sua saúde bucal para que isso influencie de forma positiva na formação e desenvolvimento da criança, quando bebê mesmo sem dentes é importante higienização da boca ainda mais depois da amamentação e com o nascimento dos primeiros dentes é necessário iniciar a escovação”, explica.