Saúde
Por que vemos comida em todo lado quando tentamos emagrecer?

Publicado em 19/01/2019 15:37

Reprodução

Janeiro é o mês de colocar em prática as resoluções de Ano Novo e entre, entre elas, muita gente quer perder peso.

 

Porém, emagrecer não é tarefa fácil e sobretudo após os excessos das festas.

E sim, é normal que no momento em que você decide seguir um regime de restrição calórica, comece a ter a impressão de que está constantemente vendo os seus alimentos favoritos…

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um estudo conduzido por uma equipe de investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que pensar em comida – mesmo que seja em evitá-la – nos torna mais propensos a estarmos especialmente atentos à comida que nos rodeia.

Para a pesquisa foi pedido a 43 voluntários com excesso de peso e obesidade e a 49 participantes que tinham um peso saudável para que memorizassem uma fotografia que retratava um alimento.

Em seguida foi requisitado aos participantes que localizassem um circulo o mais rapidamente possível, enquanto que ignoravam a posição de um quadrado presente na mesma tela.

Em algumas das experiências realizadas o circulo foi emparelhado com a fotografia de um alimento, enquanto que em outras o quadrado é que passou a incluir a imagem também de um alimento.

Os resultados revelaram que os participantes consideraram ser mais problemático localizar o circulo quando o alimento estava emparelhado com o quadrado.

 

Suzanne Higgs, que liderou a experiência, disse: “Achamos que simplesmente pensar em comida aumenta a probabilidade de comermos em excesso, porque desse modo a pessoa está mais sensível à presença de comida no ambiente e, a longo prazo, este tipo de alimentação oportunista pode provocar o ganho de peso”.