Saúde
UFPB inaugura laboratório para fabricar partes humanas em 3D

Publicado em 31/10/2019 17:57

Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugura nesta quinta-feira (31) o Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), a partir das 15h, no Centro de Vivências, no campus I, em João Pessoa. O espaço vai permitir execução de tecnologia de fabricação em modelos tridimensionais (3D) de partes humanas.

Segundo a UFPB, o laboratório pode ter papel relevante para diversas áreas da atuação humana. Em julho deste ano, por exemplo, no período de testes, a equipe do FabLab da UFPB criou biomodelo de órgão humano que facilitou a remoção de tumor em um paciente.

O laboratório conta com diversos equipamentos, tais como impressoras 3D, máquina de corte a laser, máquina Router CNC de grande formato e uma linha completa para fabricação de circuitos impressos.

De acordo com o pesquisador Euler Macêdo, coordenador do FabLab, a produção diária depende de cada projeto, pois a complexidade varia e, consequentemente, o tempo de produção.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Usuários externos poderão utilizar os equipamentos do laboratório a partir do pagamento de pequenas taxas, permitindo, assim, a viabilização da compra de insumos e manutenção das máquinas.

Partes humanas em laboratório 3D

Esse tipo de laboratório tem influência da cultura ‘maker’, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se em um ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.